A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) realiza, nos dias 19 e 20 de abril, a sétima edição do Seminário Nacional Médico/Mídia, evento que já se transformou em referência para profissionais e estudantes das duas áreas e que visa estimular o debate sobre comunicação e saúde. Este ano, o seminário apresenta uma novidade: pela primeira vez, desde que teve início, o evento não será realizado no Rio de Janeiro, mas, sim, em São Paulo, na sede do Sindicato dos Médicos (Simesp). Outra inovação é a parceria com o Conselho Federal de Medicina para a realização do Médico/Mídia 2012, mostrando que as entidades nacionais estão unidas não só na luta do movimento médico, mas também na área de comunicação, fundamental para dar maior visibilidade e credibilidade à pauta nacional da categoria.
O evento terá início às 9h do dia 19/04, com as boas vindas do presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, e do presidente do CFM, Roberto DÁvila, e contará com a participação de profissionais da área médica e da grande imprensa, bem como especialistas na área de tecnologia da informação e publicidade. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas através do portal da FENAM, http://portal.fenam2.org.br/portal/showData/398005 ou pelo telefone (21) 9144-3323, das 10h às 18 horas, de segunda a sexta-feira, na Coordenadoria de Comunicação, com a jornalista Denise Teixeira. As vagas são limitadas.
Em sua sétima edição, o Seminário Nacional Médico/Mídia tem como objetivo colaborar com os profissionais de saúde no seu relacionamento com a mídia e também simplificar o trabalho da imprensa, ajudando os jornalistas a entenderem melhor o setor.
Direcionado a profissionais e estudantes das áreas de jornalismo, medicina e tecnologia da informação, publicidade, gestores do setor de saúde e público em geral, o programa do evento prevê a interação permanente entre os participantes, com trocas de ideias livremente expostas.
Programação preliminar
Dia 19/04 – quinta-feira
9h - Abertura – boas vindas do presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, e do presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto DÁvila
9h30min – Profissão repórter, o compromisso com a verdade e com a qualidade da informação
10h30min – O sigilo do paciente, o respeito ao atendimento e o direito à informação
12h30min às 14h – Intervalo
14h – As novas regras para a publicidade médica - Resolução CFM 1974/2011
16h - Media training para dirigentes de entidades médicas (com simulação de entrevista)
17h30min – Mini oficina web 2.0 – As redes sociais na vida de médicos e jornalistas
19h - Encerramento
Dia 20/04 – sexta-feira
8h30min – A cobertura política em saúde e a medicina na política
10h – Ética profissional – médico x mídia
11h30min – Dr. Google - a internet como fonte de informação e de busca de dados para uma reportagem
12h30min às 14h – Intervalo
14h - A importância da comunicação institucional
15h30min – O poder da mídia e a liberdade de expressão
17h – Encerramento