A maior força motivadora da personalidade é o impulso para a realização do self
(Rogers, 1961). Embora essa ânsia pela auto
realização seja inata, pode ser incentivada ou reprimida por
experiências da infância e por aprendizagem. Rogers enfatizava a importância da
relação entre mãe e filho por ela afetar no senso de self em evolução na
criança. Se a mãe satisfaz a necessidade de amor do bebê, que Rogers chamou de
*atenção positiva, ele provavelmente tera uma personalidade
saudável.
Se a mãe condiciona o amor pelo filho a um comportamento adequado
(atenção positiva condicional), ele internalizará essa atitude e desenvolverá
condições de valor. Nesse caso, a criança se sentirá valorizada somente sob
determinadas condições e tentará evitar comportamentos considerados reprováveis.
Consequentemente, a noção de si mesma não se desenvolverá plenamente. A criança
não será capaz de expressar todos os aspectos de si própria porque aprendeu que
alguns desses comportamentos produzem rejeição.
Desse modo, o principal requisito para o desenvolvimento da saúde
psicológica é a atenção positiva incondicional na infância. O ideal seria que a
mãe demonstrasse o amor e a aceitação à criança, independentemente do seu
comportamento. A criança que recebe atenção positiva incondicional não
desenvolve condições de valorização e assim não terá de reprimir nenhuma parte
emergente de si. Somente dessa maneira a pessoa eventualmente é capaz de obter a
auto-realização.
A auto-realização consiste no mais elevado nível da saúde
psicológica. O conceito de Rogers é semelhante, em princípio,
ao de Maslow, embora ambos divirjam em algumas características das pessoas
psicologicamente saudáveis. Para Rogers, as pessoas plenamente
funcionais ou psicologicamente saudáveis apresentam essas características:
. Mente aberta para aceitar qualquer tipo de experiência e
novidades;
. Tendência a viver plenamente cada momento;
. Capacidade para se orientar pelos próprios instintos e não pelas opiniões ou razões de outras pessoas;
. Senso de liberdade em pensamento e ação;
. Alto grau de criatividade; e
. A necessidade contínua de maximizar o seu potencial.
. Tendência a viver plenamente cada momento;
. Capacidade para se orientar pelos próprios instintos e não pelas opiniões ou razões de outras pessoas;
. Senso de liberdade em pensamento e ação;
. Alto grau de criatividade; e
. A necessidade contínua de maximizar o seu potencial.
Rogers descrevia as pessoas plenamente funcionais como
sendo realizadoras e não realizadas, para indicar que a evolução do self está em
constante andamento. Essa ênfase na espontaneidade, na flexibilidade e na
capacidade contínua de crescimento está perfeitamente expressa no título do
livro mais famoso de Rogers: On becoming a person (1961).
A psicoterapia centrada na pessoa de Rogers provocou
grande impacto na psicologia. Sua teoria da personalidade foi igualmente bem
recebida, especialmente devido à ênfase na importância do próprio indivíduo. Os
críticos salientavam a falta de especificidade acerca do potencial inato de
auto-realização e a aceitação das experiências conscientes
subjetivas excluindo as influências inconscientes. A teoria e a terapia geraram
muita pesquisa de apoio e são amplamente empregadas nos ambientes clínicos.
Rogers foi influente no movimento do potencial humano da
década de 1960 e em parte da tendência geral de humanização da psicologia. Foi
eleito presidente da APA em 1946 e recebeu o Prêmio de Destaque pela
Contribuição Científica e de Destaque Profissional.
*Atenção positiva: amor incondicional da mãe pelo bebê.