Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, Paulo Freire foi declarado patrono da educação brasileira. A lei foi assinada pela presidenta Dilma Roussefff e publicada ontem no "Diário Oficial da União". Na letra da lei: “O educador Paulo Freire é declarado Patrono da Educação Brasileira”.
Em 1921 nasceu em Recife o educador de grande expressão mundial no que concerne às práticas de ensino. Influenciou principalmente a pedagogia crítica. Sua didática era baseada na crença de que o aluno compreenderia melhor o objeto de estudo criando ele próprio o seu caminho, e não trilhando um já estipulado previamente.
Foi preso em 1964 durante o regime militar e exilou-se no Chile. De lá percorreu diversos países levando seu modelo de alfabetização. Retornou ao Brasil em 1979 após a publicação da Lei da Anistia e faleceu em 1997.
Paulo Reglus Neves Freire recebeu ao longo de sua vida 41 títulos de doutor honoris causa de diversas universidades conceituadas como Harvard, Cambridge e Oxford.