A Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.
De acordo com RODARI (1982), por
meio das Brinquedotecas avaliamos nas crianças o seu desenvolvimento, através do
acompanhamento, da observação diária, no que se refere a socialização, a
iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e buscamos através das
atividades lúdicas o desenvolvimento das suas potencialidades.
SANTA MARLI PIRES DOS SANTOS
(1997), relata que uma Brinquedoteca não significa apenas uma sala com
brinquedos, mais em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à educação. É
mudar nossos padrões de conduta em relação a criança; É abandonar métodos e
técnicas tradicionais; é buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela convicção
do que este novo representa; é acreditar no lúdico como estratégia do
desenvolvimento infantil.
A Brinquedoteca tem como proposta
o brinquedo, o objeto, sua necessidade é de ampliar e preservar as
possibilidades de vivência do lúdico.
É um espaço alegre, colorido,
diferente, onde crianças e jovens soltam a sua imaginação, sem medo de serem
punidas e cobradas.
A Brinquedoteca pode ter várias
funções: pedagógica, social e comunitária.
Oferecer possibilidade de bons
brinquedos e ao mesmo tempo, brinquedos de qualidade é a função
pedagógica..
Possibilitar que as crianças e
jovens de famílias economicamente menos favorecidas possam fazer uso de
brinquedos, é a função social..
Favorecer crianças e jovens que
jogam em grupos, a aprenderem a respeitar as pessoas, a colaborarem com elas, a
receberem ajuda, a tentar compreendê-las, é a função comunitária.
Uma Brinquedoteca pode ter
diferentes finalidades no âmbito lúdico, como por exemplo: Brinquedotecas
especializadas em atendimento a crianças da primeira infância, outras somente
para empréstimos de brinquedos.
Podemos dizer que é uma oficina de
criação lúdica, onde crianças e jovens experimentam, conhecem, exploram e
manipulam diversos brinquedos, construindo assim seu próprio conhecimento,
desenvolvendo autonomia, criatividade e liberando suas fantasias.
O mundo de brinquedos é a primeira
idéia que surge para quem entra na Brinquedoteca.
Nas Brinquedotecas existem
brinquedos variados, novos, usados, brinquedos de madeira, plástico, metal,
pano, aquele da propaganda, um que nossos pais brincavam, ou aquele tão
desejado. Brinquedos que vão realizar sonhos, desmistificar fantasias ou
simplesmente estimular a criança a brincar livremente. Quando uma criança entra
na Brinquedoteca, deve ser tocada pela expressividade da decoração, pela alegria
e a magia do espaço.
Sendo um ambiente para estimular a
criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a
brincadeira de “faz de conta”, a construção de brinquedos e a socialização.
O que não podemos esquecer é que
qualquer que seja o tipo de Brinquedoteca, o acervo de brinquedos, as
brincadeiras, vão proporcionar a criança e ao jovem, momentos criativos,
alegres, com muito prazer e aprendizado.
REFERÊNCIAS
BROUGÉRE, Gilles.– Brinquedo e
cultura, São Paulo- SP; Cortez. 1995
RODARI, Granni., Gramática da
Fantasia. São Paulo -SP; Sumus, 1982
SANTOS, Santa Marli Pires dos.
Brinquedoteca- O lúdico em diferentes contextos, Petrópolis-RJ; Vozes,
1997