Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

RECINE 2012



Os três patetas, max linder, monty python, oscarito, chaplin, dercy gonçalves, os trapalhões, peter sellers, bergman ozu, carlos manga, mr bean e outros mais...
de 10 a 14 de dezembro
Entrada Franca
O bom humor vai invadir as telas e pátio do Arquivo Nacional. O RECINE - Festival Internacional de Cinema de Arquivo - dedica sua décima primeira edição ao gênero mais popular de todos os tempos: a comédia.
O Festival vai exibir mais de 150 filmes - desde clássicos de Chaplin, O Gordo e o Magro, Irmãos Marx, Jacques Tati, Monty Python, Woody Allen, Jerry Lewis, passando por preciosidades de Max Linder e do diretor e ator alemão Ernst Lubitsch e inéditos e raros do cinema mundial, como O Pai Tirano, de Antônio Lopes e Pátio das Cantigas, de Francisco Ribeiro, ambos com Vasco Santana, um dos principais ícones do humor português (Portugal); O Varredor, de Miguel M Delgado, com o comediante mexicano Cantinflas (México); O Rato que Ruge de Jack Arnold, com Peter Sellers (Inglaterra); O Retorno de D.Camillo, Julien Duvivier, com Fernandel - um dos mais queridos comediantes da França (França); El Chanfle, de Enrique Segoviano (México) - com Roberto Bolaños, o Chispirito, velho conhecido do público brasileiro como Chaves e Chapolin entre outros.
A seleção conta também com filmes dirigidos por cineastas consagrados mas pouco conhecidos por realizarem comédias, como Stanley Kubrick (Dr Fantástico) e Ingmar Bergman (O Olho do Diabo).
E a comédia nunca está completa sem falar e exibir obras de nossos mestres e ídolos Mazzaropi, Grande Otelo, Oscarito, Ankito, Dercy Gonçalves, Zé Trindade, Chico Anysio, os Trapalhões e outros. O mestre do terrir, Ivan Cardoso recebe uma sessão especial em cópia restaurada de O Segredo da Múmia que completa 30 anos. Destaque também para o documentário Cômicos + Cômicos de Jurandyr Noronha e do Cine Holliúdy, do cinearense Halder Gomes, que será exibido em pré estreia especial.
O diretor Carlos Manga, o mestre dos mestres do riso, será o grande homenageado do Festival e estará presente no dia do encerramento.
O Recine também traz outras atrações:
1. Mostra Competitiva, que privilegia a exibição de longas e curtas-metragens que reaproveitam imagens de arquivo. Os filmes concorrem em várias categorias. (programação completa abaixo)
2. Forum de Debates: Profissionais de diversas instituições ligados à produção e pesquisa audiovisual, como Silvio Tendler, Beth Formaginni, Betse de Paula, Helder Gomes, Julia Levy, Renata William, Maria Byington e outros, vão discutir em três mesas de debates a importância da preservação, restauração, acesso e difusão das imagens de arquivo em filmes, programas de televisão e outros meios de comunicação. Identidade, memória, educação, jornalismo, tecnologia, políticas públicas, são várias as perspectivas e os desafios de quem se propõe a trabalhar com pesquisa, conservação e gestão de acervos audiovisuais.
3. Oficina de Vídeo: Para quem quer se aventurar na realização de filmes, a Oficina de Vídeo do Recine
2012 abre espaço para experimentar o ofício sob a orientação da cineasta Beth Formaggini.
O REcine nasceu em 2002, como uma mostra intitulada Tesouros do Cinema Brasileiro, quando foram exibidos os filmes mais antigos da história do cinema nacional. A partir de então, transformou-se em um festival que se dedica a temas diversos, sempre reavivando a memória da cultura nacional e internacional.
RECINE 2012 - 11º Festival Internacional de Cinema de Arquivo
Humor no cinema
ENTRADA FRANCA
De 10 a 14 de dezembro, no Arquivo Nacional
Praça da República, 173 - Centro - Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2179-1273 e 2220-9800
E-mails: recine@arquivonacional.gov.br e recine.rio@gmail.com