Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Exposição "Narrativas do Samba do Carnaval em Belo Horizonte"



A Fundação Municipal de Cultura abre ao público na próxima sexta-feira, dia 1º de fevereiro, no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), a exposição “Narrativas do Samba e do Carnaval em Belo Horizonte”. 

A mostra, uma espécie de degustação que reúne pequena parte dos acervos pesquisados pelo historiador e documentarista Marcos Valério M. Maia, curador da exposição, destaca fragmentos de uma história pouco conhecida: o samba na capital mineira e sua principal caixa de ressonância, o carnaval de escolas de samba, blocos e outras agremiações.

Instalada no foyer térreo do edifício-sede do Museu, a exposição ficará em cartaz por um período aproximado de três meses, podendo ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h, e nas quartas e quintas-feiras, das 10h às 21h.

Temas como a relação do samba e do carnaval com os meios de comunicação, os personagens dessa história e a velha guarda de Belo Horizonte são narrados por meio de fotografias, jornais de época, depoimentos de história oral, imagens em movimento, cartazes e objetos.

 Entre outros, são lembrados Mário Januário da Silva, o Popó, fundador da Escola de Samba Pedreira Unida, primeira da capital mineira; os concursos “Rainha do Carnaval” e “Cidadão Samba”; o tradicional Clube dos Matankins; o trabalho do próprio Abílio Barreto como historiador da cidade, além de nomes da velha guarda, como Kalu e Rosalvo Brasil.

Com esta mostra, o Museu pretende afirmar a tradição do samba e do carnaval em Belo Horizonte no momento em que a cidade se reconcilia com seu carnaval de rua e em que vários sambistas e grupos musicais se afirmam na cena cultural da cidade e do país.


Mais informações: MHAB - (31) 3277-8573