Páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

"Freud- A Última Sessão"



A comédia "Freud - A Última Sessão" é a montagem no Brasil da premiada peça do autor americano Mark St. Germain. O texto é baseado no livro escrito pelo Dr. Armand Nicholi - professor clínico de psiquiatria da Harvard Medical School - "Deus em Questão", que conta o encontro de Sigmund Freud, crítico de longa data da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado egresso de Oxford, crítico literário e talvez o mais influente e popular defensor da fé baseada na razão. "Freud e Lewis representam nossas partes conflitantes", registra o Dr. Nicholi. ''Espetáculo cortante repleto de humor" (New York Times), estreiou no Centro Cultural Correios  e fica em cartaz até 21 de dezembro.
A montagem reproduz o cenário onde Freud desenvolvia sua psicanálise, mesmo exilado na Inglaterra em plena segunda guerra mundial em 1939, durante o início da invasão de Hitler. Tempo marcante para história. A caracterização dos atores será a mais próxima possível das duas personagens centrais, o professor C.S Lewis e Sigmund Freud, fazendo acreditar que estamos naquele tempo, não só assistindo, mas vivenciando de forma realista. " É um espetáculo para rir, pensar e se emocionar muitas vezes. A peça acaba de ganhar o premio de melhor peça Off Broadway Alliance Awards 2011 e agora vai conquistar o público brasileiro", destaca a diretora Ticiana Studart.
O espetáculo revive o encontro entre Sigmund Freud, o criador da psicanálise, ateu ferrenho, com idéias que mudaram o olhar do ser humano sobre si mesmo. Freud, interpretado pelo ator Helio Ribeiro e CS Lewis - professor da Oxford e escritor, um intelectual da época e cristão fervoroso, grande opositor de Freud e de algumas de suas idéias - pelo ator Leonardo Netto.
Deus criou o Mundo? Ou será que essas possibilidades são fantasias criadas pelo homem para seu suporte? Falas cortantes, contundentes de ambas as partes cheias de humor. O sarcasmo e a ironia rondam toda essa discussão. O público, pelas idéias contundentes ali propostas se confundirá, por mais ateus e cristãos que sejam. Freud está com 83 anos, com câncer na boca, mas apesar de algumas fraquezas, ainda de pé. A discussão real é sobre Freud, um ateu convicto, não admitir que um intelectual com todas as possibilidades de Lewis, seja um cristão fervoroso.
De forma acessível, temas como religião, psicanálise, sexo e sociedade humana, são abordados. O que é a felicidade? Deus existe? Como encontramos sentido e propósito em nossas vidas? Como conciliamos o conflito do amor e sexualidade? Como lidamos com o problema do sofrimento e a inevitabilidade da morte? C. S. Lewis e Sigmund Freud argumentam lado a lado, refletindo sobre os pontos fracos e as alternativas aos seus posicionamentos. Ambos consideraram o problema da dor e do sofrimento, a natureza do amor e do sexo, e o sentido da vida e da morte.
Certamente o público sairá rindo das personagens, mas também pensadores da sua fé ou da ausência dela. Poderemos nos posicionar no lado que quisermos, pois teremos acabado de presenciar um recorte de um dos confrontos mais profundos da história. O propósito do espetáculo é olhar para a vida humana a partir de dois pontos de vista diametralmente opostos: as do crente e do incrédulo e examinar vários dos problemas básicos da vida em termos dessas duas visões conflitantes.
Serviço:
"Freud - A Última Sessão" 
Autor: Mark ST. Germain
Direção: Ticiana Studart
Elenco: Helio Ribeiro e Leonardo Netto
Temporada: 4 de novembro a 20 de janeiro de 2013 - quinta-feira a domingo, às 19h
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro)
Informações: 2253-1580
Bilheteria: 2219-5165 
Ingresso: R$ 20 (meia entrada R$ 10)
Capacidade: 200 lugares
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 12 anos
Gênero: Comédia 
Patrocínio: Correios
Apoio: Centro Cultural Correios