MMM lança passaporte inspirado nas viagens de Dom Pedro II
Distribuído na recepção do Museu, ele permite ao visitante “desbravar” as atrações e fazer do
Museu uma fonte de conhecimentos, assim como fazia Dom Pedro II em suas viagens pelo Brasil
Como forma de estimular ainda mais a curiosidade dos visitantes, o Museu das Minas e do Metal – EBX lança o Passaporte MMM. Inspirado nas viagens de Dom Pedro II pelo Brasil, o “documento” pode ser adquirido gratuitamente na recepção e carimbado na visita a cada uma das atrações do Museu. Ao completar o passaporte - também disponível em inglês, devido ao grande volume de visitantes estrangeiros –, basta solicitar a carta de Dom Pedro II na saída do MMM e se tornar um “viajeiro” como o Imperador.
Na recepção, o visitante recebe o carimbo da visita e pode se cadastrar na Rede MMM para receber o respectivo carimbo. Todas as atrações e espaços estão contemplados no “documento”, e suas páginas correspondentes podem ser carimbadas por monitores após a visita. O Passaporte MMM ainda reserva espaço para anotações. Alunos de escolas que participam das visitas monitoradas também recebem os passaportes, para seguir os roteiros planejados pelos educadores do MMM.
Ao preencher o “documento” com todos os carimbos, o visitante ganha o título de “viajeiro” e recebe de lembrança uma carta de Dom Pedro II. Na carta, o Imperador ressalta que “ser viajeiro é viajar, não só pelos territórios e fronteiras. Ser viajeiro é viajar pelas ideias, pelos saberes. Ser viajeiro é manter sempre acesa a chama da curiosidade, o desejo de descobrir, de conhecer.”
Último imperador do Brasil, Dom Pedro II contribuiu significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, sendo um grande patrocinador do conhecimento e da cultura durante o Brasil Império. Chamado de “O Magnânimo”, ele governou por quase 50 anos – de 1840 até a Proclamação da República, em 1889, quando foi deposto e a família imperial banida do país. No site do MMM, é possível encontrar o roteiro em hipermídia Viajeiros (roteiro 2), cujo personagem central é o Imperador, que viaja com personagens de diferentes épocas pela história do Brasil, como Debret e Burle Marx.
O Museu das Minas e do Metal - EBX integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e recebe patrocínio direito do Grupo EBX. Ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Foi concebido para destacar a marcante relação entre a história e as expressões culturais mineiras com a riqueza de suas minas e recursos naturais. Com 18 salas e 44 atrações, o MMM abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. O projeto de ampliação e adequação do prédio foi criado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcelo Dantas, também responsável pela curadoria do Museu da Língua Portuguesa (SP).
Museu das Minas e do Metal - EBX
- Endereço: Praça da Liberdade S/N - Prédio Rosa
- Telefone: (31) 3516-7200
- Funcionamento: De terça a domingo, de 12h às 18h (quinta, de 12h às 22h)
- Entrada: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Gratuidade às quintas e no último domingo do mês