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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Artigos: Cultura Organizacional




cultura organizacional  é um conceito desenvolvido por pesquisadores para explicar os valores e as crenças de uma organização. De um modo geral, ela é vista como as normas e atitudes comuns de indivíduos e grupos dentro de uma organização. Através deste conjunto de entendimentos mútuos, a Cultura Organizacional controla a maneira como os indivíduos interagem uns com os outros dentro do ambiente laboral, bem como com clientes, fornecedores e outras partes interessadas existentes fora dos limites da empresa.


Segundo os estudos do psicólogo neerlandês Geert Hofstede, a atribuição de cultura a uma organização é um fenômeno contemporâneo. Em sua obra Culture and organizations: software of the mind, intercultural cooperation and its importance for survival, Hofstede relata:

O termo “cultura organizacional” apareceu casualmente na literatura de língua inglesa pela primeira vez nos anos 60 como sinônimo de clima. O termo equivalente “cultura de corporação”, aparecido nos anos 70 ganhou popularidade com a publicação com esse título, de Terense Deal e Allan Kennedy, em 1982 nos Estados Unidos.

O tema Cultura Organizacional tem sido estudado por pesquisadores de diversas áreas. Campos como a sociologia e a antropologia, bem como a administração têm oferecido suas perspectivas sobre o assunto. Embora não seja possível uma única definição para todos os campos, a definição mais aceita do termo é de Edgar Schein, onde para o autor a Cultura Organizacional significa:

“O padrão de premissas básicas que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprender a resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e que funcionaram bem o suficiente a ponto de serem consideradas válidas e, portanto, de serem ensinadas a novos membros do grupo como a maneira correta de perceber, pensar e sentir com relação a esses problemas.”

A título organizacional, várias pesquisas sugerem que uma Cultura Organizacional saudável e vigorosa é capaz de proporcionar vários benefícios, incluindo os seguintes:
  • Vantagem competitiva derivada de inovação e serviço ao cliente;
  • Maior desempenho dos empregados;
  • Coesão da equipe;
  • Alto nível de alinhamento na busca da realização de objetivos.
Devido ao seu papel na tomada de decisões, os gerentes e executivos são significativamente responsáveis pela propagação da Cultura Organizacional dentro das empresas. Entretanto, como a maioria dos empreendimentos não pode sobreviver sem o apoio dos funcionários e uma dedicação a valores fundamentais, todos contribuem para a Cultura Organizacional do local que trabalham.

Referências
PICKINA. Tonia Alves de Melo. Cultura Organizacional: Contexto de mudança organizacional. Brasília, 2008.
wiseGEEK. What Is Corporate Culture? Disponível em <http://www.wisegeek.org/what-is-corporate-culture.htm>.