Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

IX SIMPOED. Simpósio de Formação e Profissão Docente

logo

O Núcleo de Educação Inclusiva tem como objetivo garantir condições para a inserção escolar de alunos com deficiência na UFOP e realiza, desde 2009, momentos de formação destinados a essa temática. No IX SIMPOED, as discussões sobre a inclusão no ensino superior serão trabalhadas ao longo do evento e em uma mesa destinada especificamente ao tema.

Em sua IX edição, o SIMPOED realiza uma parceria de trabalho com o Centro de Investigação Vendimia – experiência associativa da Red Del Doctorado Ciencias de La Educación de Rudecolombia, que há quinze anos mantém um Programa de Estudos de Doutorado em Ciências da Educação, avaliado com conceito “A”. O Vendimia se constituiu a partir da iniciativa de vários grupos de pesquisa envolvidos em um projeto sobre Historia y prospectiva de La universidad latinoamericana (HISULA).


ORGANIZAÇÃO SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL
28-05-2013 – terça-feira – 14h às 15h30min

Espaços
Trabalhos
Salão Tiradentes Sala 1

Eixo 8 – Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, gênero e sexualidade:
- A produção de conhecimento em educação especial no contexto da ANPED: uma análise do período de 2002 a 2010 – ElianadoNascimentoLibanioMaia,  CleidianedasGraçasBento, Kênia Regina SaraivaGonçalves
Educação inclusiva: arte/educação, uma estratégia pedagógica – CarloAlbertoFerreira daSilvaGislainedeFátima Ferreira daSilva
- Alunos, professores e escola: práticas educativas e inclusão em escolas públicas de Ouro Preto –
TatianeFelipeLopes, CarlaMercêsdaRochaJatobáFerreira
- Aprendendo o grupo dos insetos de forma táctil: uma proposta para viabilizar o ensino a alunos cegos e videntes – RaiannaFarhatFantinJéssicaCunha daSilveiraMarcellJunqueiraGoulart, MarceloDinizMonteiro deBarros
- Escola: um marco no processo da formação sexual e de gênero – Reginaldo Peixoto,MárciodeOliveira,Eliane RoseMaio

Coordenação: Prof. Dr. Francisco Moura
Salão Tiradentes Sala 2

Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:
- A contribuição da consciência fonológica, memória de trabalho e velocidade de nomeação na habilidade inicial de leitura – Sandra Puliezi, Maria Regina Maluf
- Ensino de literaturas: reflexões sobre a abordagem do texto literário – Danglei de Castro Pereira, Janeci Raquel Rodrigues Castro Pereira, Glenda Yasmin Souza, Inêz S. Araujo
- O livro didático de alfabetização e seus modos de uso pelos professores – Giane Maria da Silva, Francisca Izabel Pereira Maciel, Maria da Graça Ferreira da Costa Val.
- Questões de leitura no Brasil – Gláucia Beretta, Rosa Maria dos Santos
- Um olhar enunciativo sobre o ensino de sintaxe – Elke Pena

Coordenação: Profa. Dra. Liliane dos Santos Jorge
Salão Tiradentes Sala 3

Eixo 5 – Gestão da Educação:
- Uma análise da LDB de 1996 a partir da relação entre família – escola –  Cristina Ferreira Assis
- Estágio Supervisionado de gestão: análise do Projeto Político-Pedagógico de escolas públicas – Elisângela Leal de Oliveira Mercado.
- Gestão Escolar: Formação contínua – Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Fernando Selmar Rocha Fidalgo
- Perspectivas de pesquisa sobre a gestão no Grupo Escolar “Dom Benevides” – Mariana-MG, 1946-1959 – Rosana Areal de Carvalho, Karla Karoline Pereira, Janaína Maria de Souza.

Coordenação:  Profa. Dra. Luciana Crivellari Dulci

 28-05-2013 – terça-feira – 16h às 18h

Espaços
Trabalhos
Salão Tiradentes Sala 1

Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: 

 Identidades docentes na UFRRJ: uma narrativa de formação pelos fundamentos da educação – Priscila Moreira Santos da Silva, Fabrícia Vellasquez Paiva 
- A identidade docente: reflexões e apontamentos sobre a docência em geografia – Diego Carlos Pereira 
- Identidade e condição docente: quem são os professores formadores em didática? – Giseli Barreto da Cruz, Luis Paulo Cruz Borges, Jules Marcel de Oliveira, Rosineire Silva de Almeida, Amanda de Jesus Silva 
- Nos interstícios da identidade nacional e cultural: os discursos das professoras da fronteira Brasil-Uruguai – Regina Célia do Couto 
- Considerações sobre a profissão docente no contexto escolar – Arlene de Paula Amaral

Coordenação: Profa. Dra. Marlice de Oliveira e Nogueira
Salão Tiradentes Sala 2

Eixo 7 – Educação quilombola, do campo, indígena, de jovens e adultos, profissional:
- Carolina Maria de Jesus: mulher favelada ou militante escritora? – Bartolina Ramalho Catanante
- Formação continuada do professor da EJA e a prática docente na perspectiva inclusiva – Izabel Conceição Nascimento Costa dos Santos, Ângela Cristina dos Santos, Lígia Maria Acácio Alves, Emmanuel Ribeiro Cunha, Maria Josefa de Souza Távora.
- Formação de professores e a implementação da lei 10639/03 no curso de pedagogia da Universidade Federal de Viçosa – Elenice Rosa Costa, Erisvaldo Pereira dos Santos.
- Formação de professores e Iniciação À Docência nas Classes Multisseriadas: o desafio do Estágio Curricular em Pedagogia – Terciana Vidal Moura.
- Jovens e a educação profissional: o projeto soldado cidadão – Hércules Guimarães Honorato, Débora Borges Lima.
- Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no contexto do processo de expansão da educação profissional no Brasil – Geralda Aparecida de Carvalho Pena

Coordenação: Profa. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo
Salão Tiradentes Sala 3

Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: 
- Professores iniciantes: contribuição de pesquisas brasileiras – Solange Cardoso,  Célia Maria Fernandes Nunes
- Dificuldades encontradas por professores no início do exercício da profissão docente – Daniela Ribeiro Medeiros Batista, Claudio Pinto Nunes
- Formação do professor reflexivo no contexto do estágio supervisionado: saberes, identidade e profissão – Sebastião Silva Soares, Roberta Gama Brito 
- A identidade e os saberes docentes contribuições ao estágio curricular supervisionado – Vilmar José Borges
La práctica en los proyectos curriculares y su significado en la formación del docente para la educación infantil – María Esther Tobos Valderrama 

Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Augusto Satto Vilela

Salão Tiradentes Sala 4

Eixo 4 – Avaliação educacional: 
- Avaliação de políticas públicas e suas implicações na pesquisa educacional brasileira – Cássia do Carmo Pires Fernandes.
- Avaliação educacional: um processo contínuo de reflexão e diálogo – Helenise Sangoi Antunes, Ane Carine Meurer, Adriana Monfardini,   
Angelita Zimmermann.
- Avaliar por portfólio nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Carolina de Castro Nadaf Leal, Helenice Maia.
- O desenho das políticas de avaliação para a alfabetização no Brasil – Maria Océlia Mota.
- Políticas públicas afirmativas:reflexõessobreodesafiodaspolíticasdecotas sociais naUniversidadeFederaldeOuroPreto – Laura Rodrigues Paim Pamplona.

Coordenação: Prof. Dr. Daniel Abud Seabra Matos
Salão São João Del Rey
Sala 1

Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:
- A influência de um curso de licenciatura plena em ciências biológicas na (re) formulação das concepções pessoais de discentes acerca da origem da diversidade biológica – Camila Paiva Oliveira Soares, Luís Fernando Marques Dorvillé
- Articulando ensino superior e educação básica: uma proposta de formação de professores e melhoria do ensino de física – Claudia Pereira de Lima, Geneci Cavalcanti Moura de Medeiros
- Atividades investigatórias e história da matemática em sala de aula: ensinando e aprendendo o teorema de tales – Marcia Nunes dos Santos, Marger da Conceição Ventura Viana
- Livros didáticos de Ciências: escolha e utilização por professores da rede pública – Mariana Cristina Moreira Souza
- Perfil das professoras que ensinam ciências nas séries iniciais nas Escolas de Mariana – Sheila Alves de Almeida, Arlinda Campos, Laísa Cesário
- Sugestões de leitura de textos de divulgação científica por futuros professores de ciências das séries iniciais – Tatiana Galieta

Coordenação: Profa. Dra. Liliane dos Santos Jorge
Salão São João Del Rey
 Sala 2

Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada:
- Formação de Professores de língua Portuguesa e Matemática: Reflexões sobre uma experiência – Fernanda Rodrigues Alves Costa, Hasla de Paula Pacheco.
- Formação de professores e perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: os cursos de Ciências Biológicas e de Matemática do Ibilce/Unesp – Julio Cesar Torres, Dianelli Lisboa Caun, Daniele Machado de Castilho, Bruno Alexandre Correia Afonso Lopes, Marco Túlio de Oliveira e Paula.
- O cenário dos cursos de licenciatura em Educação Física a distância no contexto do Sistema Universidade Aberta do Brasil – Fernanda Cruvinel Pimentel, Fernando Mascarenhas.
- Políticas de Formação de Professores no Brasil nos anos 2000: Desafios e Possibilidades – Lucia de Fátima Valente.
- Formación para El empreendimiento em La educación superior – Maria Alicia Agudelo Giraldo.
- O programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores no Brasil Apontamentos Iniciais – Cláudia Mara Niquini.

Coordenação: Profa. Dra. Keila Deslandes

29-05-2013 – quarta-feira – 10h30min às 12h30min
Espaços
Trabalhos
Salão Tiradentes Sala 1

Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada:
- O (des)preparo do/a professor/a na presença dos/as estudantes com deficiência: os significados/sentidos da formação continuada na perspectiva da relação com o saber – Walquíria Silva Lúcio, Margareth Diniz.
- Políticas públicas de formação de professores: Refletindo sobre o PIBID na formação inicial e contínua – Carla Patrícia Quintanilha Corrêa.
- Uma Proposta de Formação Continuada para Professores da Educação Básica – Paula Almeida de Castro, Morgana Lígia de Farias Freire, Eliane de Moura Silva.
- A importância da formação continuada e a valorização do saber docente – Janaina da Conceição Martins Silva, Mirtes da Piedade Chagas e Souza.
- Discussões acerca da supervisão de ensino e seu papel na formação continuada de professores – Rosaria de Fátima Boldarine, Raquel Lazzari Leite Barbosa.
- Formação de professores em serviço: discutindo as possibilidades do PARFOR-Pedagogia – Simone Barreto Anadon.

Coordenação: Prof. Dr. Marcus Vinicius Fonseca
Salão Tiradentes Sala 2

Eixo 7 – Educação quilombola, do campo, indígena, de jovens e adultos, profissional:
- Lei 10.639/03: educação, etnicidade e poder – Tarcísio Glauco da Silva.
- Por uma poética no campo: os desafios da arte-educação no meio rural do Alto Vale Piranga/ MG – Juliana de Conti Macedo
- Tecendo a história: políticas indigenistas brasileiras e educação escolar indígena – Vera Lucia Teixeira Kauss.
- Do gramado a croa do rio: retratos do futebol a partir das vivências dos ribeirinhos da Ilha de Paquetá em Belém do Pará – Vera Solange Pirs Gomes de Sousa, Harysson Daniel.
 - A formação continuada de professores do campo: relatos de experiências docentes – Elizete Oliveira de Andrade.

Coordenação: Prof. Dr. Erisvaldo Pereira dos Santos
Salão Tiradentes Sala 3

Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:
- A relação da família com a frequência escolar de estudantes do 6º e do 9º ano de uma escola municipal de Belo Horizonte – Roberta Andrade e Barros
 Idéia inicial do aluno e elaboração do conceito na atividade educativa da mediação dialético-pedagógica - Maria Eliza Brefere Arnoni
- Mediação, aprendizagem e prática docente. (filosófico) – Edilson Moreira de Oliveira, Humberto Perinelli Neto, Maria Denize Guedes.
- O cotidiano de uma escola pública no estado do Amapa/AP: a educação física e uma professora em questão – Maria da conceição dos Santos Costa

Coordenação: Profa. Dra. Sheila Alves de Almeida
Salão Tiradentes Sala 4

Eixo 2 – Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs):
- A Construção do Ser Professor Utilizando Tecnologias Imagéticas – Angélica Fátima Piovesan, Nanci Miyo Mitsumori, Carla Nery Magalhães.
- A Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação do Professor – Rilza Rodrigues Toledo – Sandra Cristina de Medeiros.
- Ensino/Aprendizagem na Perspectiva Hipertextual: Políticas de Formação Docente, Inserção das Tics e a Prática De Multiletramentos –Horácio dos Santos Ribeiro Pires, Maria Otília Moura Gomes Andrade, Pedro Wladimir do Vale Lyra, Eliana Crispim França Luquetti.
- Tecnologias de EaD na Licenciatura em Língua Portuguesa: Autonomia, Interação e Colaboratividade – Andressa Cristina Coutinho Barboza.

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Donizete da Silva
Salão Tiradentes Sala 5

Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: 
- A educação e a formação de professores na e para a sociedade da informação – Clarissa Teixeira Kauss 
- Saberes docentes de professores da educação profissional e tecnológica – José Angelo Gariglio, Suzana Lana Burnier, Maria Rita Sales Neto Oliveira,; Maria Aparecida Silva, Silvani dos Santos Valentim 
Las representaciones sociales, del significado de trabajo académico del profesor universitario.Perspectivas de formación – Lillyam López 
 - Trabalho e educação: cidadania negada? – José Antônio Spinelli 
 - Sociologia da educação e teoria da reprodução: Bourdieu e a escola conservadora – Rodrigo Antônio Simões Da Silva Pena 
- Roteiros e configurações de experiências estéticas na formação docente: quando a estética se rebela de uma estática docente – Denise Aquino Alves Martins 

Coordenação: Prof. Dr. Daniel Abud Seabra Matos
Salão Tiradentes Sala 6

Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada:
- A formação de professores no Brasil e Contribuições da Psicanálise – Margarete Parreira Miranda, Renata Nunes Vasconcelos.
- Conduzindo a conduta: os conteúdos básicos comuns do governo mineiro numa perspectiva foucaultiana Gabriela Pereira da Cunha Lima 
- El docente frente al espejo: De reflejos y malestares em La convivência escolar – Angélica Rodriguez Molano, Magnolia Aristizábal, Alfonso Guzmán Hoyos
- Reflexões sobre os desafios da formação do pedagogo sob a ótica de estudantes de pedagogia – Maria Helena Lino Fernandes, Regina Magna Bonifácio de Araújo, Célia Maria Haas, Helena Machado de Paula Albuquerque.
- Influência da pesquisa na prática docente – Felipe Aguiar, Rosa Maria da Exaltação Coutrim

Coordenação: Prof. Dr. José Rubens Lima Jardilino
São João Del Rey
3
Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: 
- Desenvolvimento profissional docente e formação continuada: um estudo centrado no contexto da escola – Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves, Claudia Macedo Coutinho Freitas 
- Formação continuada em Pós-graduação lato-sensu:  motivações e perspectivas docentes – Renato Sarti Dos Santos   
- Construção de um campo: análise de trabalhos acadêmicos sobre formação docente – Jumara Seraphim Pedruzzi 
- Formação docente: a licenciatura e o futuro professor – Isabella Tymburibá Elian 
- Estratégias de formação do professor universitário entre a memória e a experiência: uma conversa no espiral do tempo – Vânia Alves Martins Chaigar, Lígia Cardoso Carlos 

Coordenação: Profa. Dra. Rosa Maria da Exaltação Coutrim
Salão São João Del Rey
 Sala 1

Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: 
- As condições de trabalho docente e suas múltiplas implicações – Gláucia Fabri Carneiro Marques 
- Condições de trabalho docente no estado do Rio de Janeiro e a fragmentação do tempo de trabalho: uma matrícula em várias escolas ou adesão ao projeto autonomia? – Amanda Moreira Da Silva 
- Do dispositivo clínico ao dispositivo escolar – Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves 
- Bioexpressão e resiliência do professor: uma análise das possibilidades da ludicidade, da autopercepção e do autocuidado – Lúcia Helena Pena Pereira, Flaviana das Mercês Ribeiro, Suellen Cássia Margoti 
- Aprovação da lei do piso e os planos de carreira do magistério do 1º anel da região metropolitana de Curitiba – Márcia Andreia Grochoska 
- Análise dos embates políticos na trajetória do sindicalismo docente universitário da América Latina na contemporaneidade: 1990-2010 – um estudo de história da educação comparada – Carlos Bauer, Suelen Pontes, Emerson Mathias 

Coordenação: Profa. Dra. Margareth Diniz
Salão São João Del Rey
Sala 2

Eixo 3 – Política de formação docente inicial e continuada:
- A formação de educadores/educadoras na creche: diálogos possíveis e necessários com a universidade – Núbia Schaper Santos, Alice Macário, Iolanda Cotta Parma.
- Programa de formação profissional – Proinfantil: Contribuições para as práticas da educação infantil – Cássia Cristina Barreto Santos, Claudia Vianna de Melo.
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: contribuições para a formação inicial de professores – Lidiane Moreira Xisto, Bárbara Lima Giardini.
- Programas para a formação inicial de professores no Brasil (2000 – 2010) – Luana de Cássia Martins Rodrigues, Cláudio Lúcio Mendes.
- Reflexão crítica em espaço de colaboração: com a palavra pesquisadores de um grupo de pesquisa e profissionais das creches – Ilka Schapper, Vanessa Almeida Stigert, Marília Dejanira Berberick de Almeida.
- Da Reestruturação produtiva aos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: Uma perspectiva histórica – Valmir Pereira

Coordenação: Prof. Dr. Marco Antonio Torres

29-05-2013 – quarta-feira – 14h às 15h30min

Espaços
Trabalhos
Salão Tiradentes Sala 1

Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:
- Sequências didáticas na formação continuada de professores alfabetizadores – Lorena Bischoff Trescastro, Cilene Maria Valente da Silva
- Primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: práticas pedagógicas de nove professoras do interior do estado de São Paulo – Caroline Raniro, Keila Hellen Barbato Marcondes, Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
- Transformando a formação inicial do professor de Língua Inglesa da escola básica através do PIBID (op) – Malia Spofford Xavier
Tornando-se um Profissional Crítico: Letramento Crítico como Possibilidade para o Fortalecimento de Identidades e Empoderamento de Alunos e Professores – Andrea Machado de Almeida Mattos

Coordenação: Prof. Dr. Marco Antonio Melo Franco
Salão Tiradentes Sala 2

Eixo 2 – Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs):
- Formação de professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação – a propósito da relação entre ensino de história, história cultural e cinema – Humberto Perinelli Neto, Rodrigo Ribeiro Paziani, Solange Vera Nunes Lima D’Água, Geisinara Fernanda Busquet Dias, Mariana Pires Calijuri.
- Juventudes, relaciones digitales y práctica profesional – Leticia Muñoz Cobeñas.
- Tecnologia Educacional: Conexões Conceituais – Liane Ferreira da Trindade Mariz.

Coordenação: Prof. Dr. Cláudio Lúcio Mendes
Salão Tiradentes Sala 3

Eixo 5 – Gestão da Educação:
- Mudanças no papel do Estado, nas Formas de Gestão Pública e nas Políticas Públicas de Educação – Nathalia Gomes.
- Processos de Redemocratização e Descentralização do Estado: Municipalização e Gestão Democrática – Ana Lúcia Lima da Costa.
- Retrospectiva: uma breve reflexão sobre a política educacional brasileira dos anos 1990 – Giovani Barbosa Prado

Coordenação: Profa. Dra. Luciana Crivellari Dulci
Salão Tiradentes Sala 4

Eixo 6 – Aprendizagem e prática docente:
- O fazer em Arte: aproximações e afastamentos entre a prática e o currículo – Bruno Teixeira Paes
- Ação pedagógica para a construção da cultura de paz: narrativas de histórias de vida – Juliana Eugênia Caixeta
- Pesquisas históricas como ferramenta de ensino: a cidade como fonte – Michele Rosado de Lima castro, Hianna Souza Sette
- Reflexões sobre a construção da noção de tempo no ensino de História na Educação Básica – José Petrúcio de Farias Júnior

Coordenação: Profa. Dra. Kassandra da Silva Muniz
Salão Tiradentes Sala 5

Eixo 1 – Identidade, profissão e condição docente: 
- Professores da EJA na região dos inconfidentes: considerações preliminares sobre o seu perfil – Jéssica Cristina de Carvalho Martins, Angelita Aparecida de Azevedo Freitas, Viviane Wiltemburg Araújo
 - Educação física na EJA: refletindo sobre a formação dos professores – Débora Leonel Peluso, Sílvia Maria Agatti Lüdorf  
- A prática como eixo estruturante da formação de professores de Ciências Biológicas da educação básica e a visão dos licenciandos – Bárbara C. M. Sicardi Nakayama 
- Vida de professores, leitura literária e formação docente – Mônica Correia Baptsta, Amanda Abreu, Célia Abicalil Belmiro, Maria Zélia Versiani Machado, Priscila Maria Caligiorne Cruz 
- O professor na contemporaneidade: excessos retóricos de um “protagonismo” contraditório – Bruna Sola Da Silva Ramos 
Coordenação: Profa. Dra. Juliana Cesário Hamdan
Salão São João Del Rey
Sala 2

Eixo 8 – Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade, gênero e sexualidade:
- Formar professores para a educação inclusiva: o que revelam os currículos dos cursos de ciências da natureza de uma universidade pública estadual
- Narrativas audiovisuais e juventude: universidade extensão e políticas públicas
- Os cursos de licenciatura e a formação para a inclusão escolar
- A formação docente na perspectiva da educação inclusiva: os desafios encontrados na educação básica

CoordenaçãoProfa. Dra. Cláudia Braga de Andrade