O FIF - Festival Internacional de Fotografia convida a todos para a abertura da exposição "Espaços Compartilhados da Imagem" no CentoeQuatro (Praça Ruy Barbosa, 104 - Centro), em evento que será realizado na sexta-feira, dia 12 de julho, às 19 horas. A data marca o início do período mais intenso de atividades do FIF-BH: até o dia 21 de julho, mais de 30 eventos transformam Belo Horizonte em um pólo das artes visuais.
Na manhã desta sexta-feira (12) o FIF desembarca também no metrô de Belo Horizonte. A partir das 5h15, horário em que têm início as atividades do trem urbano, obras de quatro artistas de diferentes nacionalidades poderão ser vistas nas estações Calafate (Rua Extrema, nº. 120 – Calafate), São Gabriel (Av. Cristiano Machado, 5.600 - Bairro São Paulo) e Central (Praça Rui Barbosa, s/nº - Centro).
Abaixo, mais informações sobre as atividades do FIF-BH. Em anexo, programação, imagens de obras que poderão ser vistas no CentoeQuatro e arquivo com a relação de artistas por espaço de exibição. Estamos à disposição!
DEZ DIAS PARA A FOTOGRAFIA
Abertura da exposição “Espaços Compartilhados da Imagem”, no CentoeQuatro, dá início à intensa programação do FIF-BH, com mais de 30 eventos voltados para as artes visuais
Nesta sexta-feira, dia 12, o FIF - Festival Internacional de Fotografia chega ao CentoeQuatro (Praça Ruy Barbosa, 104 - Centro) com a abertura da exposição “Espaços Compartilhados da Imagem”, que pode ser vista até o dia 6 de agosto. O evento, que acontece às 19 horas, marca o início do período mais intenso de atividades do FIF-BH: até o dia 21 de julho, mais de 30 eventos - como palestras, oficinas, bate-papos, projeções em prédios da cidade e leituras de portfólio - transformam Belo Horizonte em um pólo das artes visuais. A programação completa pode ser conferida no site http://www.fif.art.br/ programacao/.
Na manhã desta sexta-feira o FIF desembarca também no metrô de Belo Horizonte. A partir das 5h15, horário em que têm início as atividades do trem urbano, obras de quatro artistas de diferentes nacionalidades poderão ser vistas nas estações Calafate (Rua Extrema, nº. 120 – Calafate), São Gabriel (Av. Cristiano Machado, 5.600 - Bairro São Paulo) e Central (Praça Rui Barbosa, s/nº - Centro). Os trabalhos ficam em exposição até o dia 25 de agosto.
O festival teve início no dia 4 de julho, com a abertura da primeira etapa da grande mostra internacional no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, gerido pela Fundação Clóvis Salgado. Entre os dias 4 de julho e 25 de agosto, as cerca de 300 obras que compõem a exposição - produzidas por 32 artistas de 19 nacionalidades - se dividem entre seis espaços de Belo Horizonte.
Idealizado e coordenado por Bruno Vilela e Guilherme Cunha, o FIF-BH busca promover o diálogo entre a produção de diferentes lugares, bem como o encontro entre fotografia e outras linguagens artísticas. “O FIF-BH é um festival voltado para o universo fotográfico ligado a pesquisas e investigações no campo das poéticas visuais, privilegiando os processos criativos que exploram a fotografia como elemento potencial da obra e em interseção com outras plataformas de produção do conhecimento sensível”, afirmam os idealizadores do FIF, Bruno Vilela e Guilherme Cunha. Ao todo, o Festival reúne cerca de 20 convidados, do Brasil e do mundo, para discutir e estimular processos de produção e pensamentos fotográficos