Páginas

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Colóquio Internacional "O Acesso à Biblioteca no Clique do Mouse"


O Goethe-Institut Rio de Janeiro, a Embaixada da França no Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional e o Conselho Regional de Biblioteconomia-7ª Região convidam para o colóquio internacional O acesso à biblioteca no clique do mouse: a Midiateca Digital durante a XVI Bienal do Livro Rio, do qual profissionais de bibliotecas e do mercado editorial do Brasil, Alemanha e França participarão.

Na ocasião do lançamento no Brasil da plataforma francesa Culturethèque e da plataforma alemã Onleihe queremos discutir as questões que este novo modelo de “biblioteca” desperta, nos aspetos técnicos, legais e organizacionais, em relação à biblioteca física e sua função, bem como em relação à profissão do bibliotecário e suas evoluções.

Este colóquio se inscreve na continuidade de um programa bienal de colóquios franco-alemães desenvolvidos desde 2003, conjuntamente pelos Goethe-Institute no Rio de Janeiro e em São Paulo e pela Mediateca da Maison de France, e destinados a profissionais de bibliotecas, de mediação de leitura e do mercado editorial brasileiro. As edições passadas demonstraram seu enorme sucesso, contando com a presença de mais de 1.000 espectadores. Em 2005, abrimos com sucesso a parceria à Fundação Biblioteca Nacional, encarregada desde 2010 pelo Ministério da Cultura Brasileiro da coordenação das políticas do livro e da leitura a nível federal. Em 2013 pretendemos dar seguimento a esta profícua parceria, aproveitando o ano da Alemanha no Brasil, que neste contexto, terá a Alemanha como país homenageado na Bienal do Livro Rio.

Esta nova dimensão da biblioteca desperta várias questões que queremos debater com especialistas franceses, alemães e brasileiros:
- quais são as funcionalidades, os tipos de documentos e os objetivos de uma midiateca digital?

- como se dá o financiamento, qual o público alvo e quais os aspectos jurídicos de uma midiateca digital?

- como se dá a relação entre biblioteca física e virtual?

- quais são as evoluções da profissão de bibliotecário: novas competências, mediação da documentação digital, e-bibliotecário?

- qual a evolução do papel da biblioteca na web: a biblioteca como produtora de conteúdo e não mais como depósito, e a biblioteca como espaço físico ou virtual de acesso?

- a questão do acesso: o papel do público e sua participação - intercâmbio, sugestão, produção de conteúdo.

- a web e a midiateca virtual: a web não seria uma grande biblioteca virtual? O que “mais” a biblioteca virtual traz em relação à web: a renovação do conceito de coleção, o papel da mediação?


Para mais informações sobre o colóquio e seus participantes cliqueaqui Download Symbol(Arquivo pdf, 456 kB)