Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

XV CONOSUR RIO 2013




            Tendo como nome oficial Encuentro de Estudiantes y Graduados en Relaciones Internacionales del Cono Sur. O CONOSUR, como conhecido, é um fórum que abrange diversos países da América do Sul. Foi criado com o intuito de promover a integração entre estudantes e graduados sul-americanos em Relações Internacionais.

            Nos encontros do CONOSUR os participantes debatem assuntos da agenda internacional, além de apresentarem trabalhos científicos e assistirem palestras de autoridades das Relações Internacionais. 
            Organizado por uma faculdade diferente a cada ano, a Comissão Organizadora elege um tema central para as discussões. 
            O primeiro CONOSUR foi realizado em Rosário, Argentina, no ano de 1995, e contou com 200 participantes. Em 1997, o III CONOSUR reuniu mais de 700 pessoas, incluindo participantes da Europa. No ano seguinte, graças ao nível de interação que se deu, foi redigida a Declaração de Montevidéu, que visava definir o papel do profissional de Relações Internacionais como facilitador de uma maior participação social na formulação das políticas externas dos países.
            Na oitava edição do CONOSUR, em Buenos Aires, participaram cerca de 800 pessoas. O evento, organizado pelo CEERI, da Argentina, teve ao seu final a produção da Declaração de Buenos Aires, que buscava soluções sociais, políticas e econômicas para toda a América Latina, além de difundir os benefícios da integração dos países.
            Ao longo de suas treze edições, outros países sediaram o evento: Bolívia, Uruguai, Colômbia e Brasil. O número de inscrições aumentou gradualmente, atingindo a marca de 1.200 pessoas na edição de 2004, em Florianópolis.
            Para este ano de 2013, pela segunda vez, o Rio de Janeiro será sede deste prestigiado evento, obtendo ótimos resultados em 2003. Tendo como tema “Conjunturas Regionais e Liberdade de Expressão”, os alunos de Relações Internacionais poderão assistir palestras, durante alguns dias,  de variados temas, como integração, economia, política, meio ambiente, segurança, saúde entre outras. Além disso, sabendo do potencial deste evento, estamos convidando estudantes de toda a América Latina. Para o final do evento, nesta cidade maravilhosa, faremos a Declaração do Rio de Janeiro.