A Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, afirmou, durante a solenidade de inauguração da exposição Educação e Moradia na Literatura Nacional, no dia 22 de outubro, que a mostra “nos proporciona a possibilidade de reflexão sobre a atual situação habitacional, a partir de uma viagem ao passado, revelando a cidade desses dois grandes escritores e como se buscou enfrentar seus problemas”.
A exposição conta com o apoio da Supervia, da UPPSocial, do Instituto Pereira Passos e da Rede Globo de Televisão e ficará aberta ao público até o dia 10 de dezembro, no Teleférico do Alemão, Estação Bonsucesso, Praça das Nações, s/n – Bonsucesso. Entrada franca.
A solenidade de ontem contou com a participação da Banda dos Fuzileiros Navais e de atores da Rede Globo de Televisão – Erom Cordeiro, Bia Arantes, Renata Castro Barbosa, Luigi Baricelli e Rosi Campos – que leram trechos dos livros dos dois homenageados.
A exposição celebra a memória dos escritores Raul Pompeia (150 anos de nascimento), autor de O Ateneu, e Aluísio Azevedo (cem anos de morte), autor de O cortiço, respectivamente patrono e sócio fundador da ABL, e está sendo realizada com a parceria da Festa Literária das UPPs (Flupp). Os temas dos romances desses dois autores, "mesmo escritos há mais de cem anos, continuam atuais. Eram problemáticos e ainda o são", disse Ana Maria Machado.
A mostra está organizada em dois núcleos expositivos: o primeiro, "Raul Pompeia (O Ateneu)", tendo como conteúdo a Educação no Rio de Janeiro de fins do século XIX, é ilustrado com quatro grandes painéis fotográficos e trata da vida do autor e da arquitetura dos colégios daquela época; o segundo, "Aluísio Azevedo (O cortiço)", exibe a moradia popular no Rio de Janeiro no fim do século XIX, e tem a ilustrá-lo três painéis fotográficos. A produção do trabalho é de autoria do Museólogo da ABL, Anselmo Maciel.
Ana Maria Machado aproveitou a oportunidade para falar de outra parceria. "Sugerimos ao Corpo de Fuzileiros Navais a possibilidade de mais uma colaboração. Assim, surgiu o projeto Mutirão na Escola, um esforço conjunto para reforma dos prédios escolares indicados pelas comunidades, em que a ABL contribuiria com o material e a Marinha forneceria a mão de obra e sua experiente capacidade de trabalhar em equipe em algo desse porte. A ideia foi recebida com um entusiasmo digno de agradecimento e felicitações. Assim, também festejamos hoje o lançamento desse projeto, que se inicia em breve".