Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Marcelo Valle reestreia "LaborAtorial" na Casa de Cultura Laura Alvim

Clique na imagem para fazer o Donwload...
Espetáculo da Cia dos Atores terá apresentações de 14/11 a 08/12

A partir do dia 14 de novembro, o público terá nova oportunidade de assistir ao espetáculo "LaborAtorial", monólogo com o ator Marcelo Valle, direção de Cesar Augusto e Simon Wille texto de Diogo Liberano. Depois de cumprir temporada de estreia no Espaço Sesc, o espetáculo entra em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, com apresentações de quinta a domingo, até o dia 08/12. A peça integra o projeto Ethos Carioca, que comemora os 25 anos da Cia dos Atores e que conta ainda com as peças "Conselho de classe" e "Como estou hoje".

No palco, Marcelo Valle interpreta a si mesmo e, misturando realidade e ficção, faz uma reflexão sobre a vida. Suas experiências atravessam alguns conceitos e ideias científicas, a fim de falar sobre mudanças de paradigmas e suas influências sobre o homem contemporâneo.

O cenário se traduz como um espaço de experimentação, podendo ser interpretado como o ateliê de um artista plástico, o estúdio de um ator ou o laboratório de um cientista. A dramaturgia apresenta traços biográficos associados a questões relativas à criação e ao tempo atual, apontando para uma renovação do olhar sobre o real.

Num exercício solo multimídia, Marcelo Valle se interpreta em situação específica (a ser revelada apenas em cena), a fim de experimentar o distanciamento necessário para a percepção do que é vital. O ator busca criar e recriar signos e suas possíveis associações, numa insistente procura para desvendar a origem e tocar a essência da vida.

LaborAtorial é o primeiro espetáculo do projeto de uma trilogia, que pretende trazer mais duas montagens nos próximos dois anos. O trabalho tem por objetivo abordar uma transformação de mentalidade do homem e, consequentemente, dos hábitos. O foco principal é a busca pela relação do indivíduo atual com o outro, e do coletivo com o meio que o circunda e determina.


ETHOS CARIOCA

Após passar por uma intensa reformulação, a companhia carioca, formada atualmente por Bel Garcia, Marcelo Valle, Marcelo Olinto, Susana Ribeiro, César Augusto e Gustavo Gasparani, vive um momento especial. A primeira ação aconteceu em agosto, com a reabertura de sua sede na Lapa. Agora chamada de Sede das Cias, o espaço abriga também as companhias Os Dezequilibrados e Pangeia Cia de teatro. A segunda ação teve início em setembro, com a Ocupação Ethos Carioca. 

Patrocinado pela Petrobras, o projeto investe em uma das principais marcas da Cia dos Atores ao longo do tempo - o encontro com outros artistas e grupos de teatro - e traz espetáculos criados a partir dessas novas articulações. 

Integram o projeto: "Conselho de classe", texto de Jô Bilac, direção de Bel Garcia e Susana Ribeiro; "LaborAtorial", monólogo com Marcelo Valle, texto de Diogo Liberano, direção de Cesar Augusto e Simon Will; e "Como estou hoje", monólogo com Marcelo Olinto, texto e direção de João Saldanha.

O processo colaborativo, a provocação estética e o diálogo com o tempo presente, características tão fortes da Cia dos Atores, perpassam todos os espetáculos da ocupação, buscando traçar novas possibilidades para o estar junto: no teatro e no mundo. São trabalhos bastante distintos, mas que tem em comum o apreço pela pesquisa e o experimentalismo. 


CIA DOS ATORES

Formada em 1988 no Rio de Janeiro pelos atores Bel Garcia, Drica Moraes, César Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro, em torno do diretor e também ator Enrique Diaz, a Cia dos Atores foi criada com o objetivo de suprir uma necessidade de estudar e experimentar novas possibilidades da cena teatral.

A partir de 2004, com uma sede de trabalho localizada na Lapa, esse caminho de pesquisa e renovação permanente de linguagem artística se fez possível e frutificante. São mais de uma dezena de espetáculos montados, diversos prêmios e uma carreira nacional e internacional reconhecida pela imprensa especializada.


Ficha técnica
Com: Marcelo Valle
Direção: Cesar Augusto e Simon Will
Dramaturgia: Diogo Liberano
Assistente de direção: João Marcelo
Estágio de direção: Breno Motta
Cenário: Aurora de Campos
Figurino: Antonio Guedes
Iluminação: Maneco Quinderé
Trilha sonora: Felipe Storino
Projeto de multimídia: Alexandre Bastos / NovaMidia
Direção de produção: Tárik Puggina
Produção: Nevaxca Produções
Coprodução: Treco
O espetáculo foi criado colaborativamente entre Cesar Augusto, Diogo Liberano, Marcelo Valle e Simon Will

Serviço - Laura Alvim
Datas: de 14/11 a 08/12/2013
Local: Casa de Cultura Laura Alvim - Sala Rogério Cardoso
Endereço: Av. Vieira Souto, 176 - Ipanema
Telefone: 2332-2015
Horário: Quinta a sábado, às 21h; domingo, às 20h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)/ R$ 10,00 (meia-entrada)
Bilheteria: 2ª a 6ª, das 16h às 21h; sábados e domingos, das 15h às 21h
Classificação: 12 anos
Duração: 50 minutos
Capacidade: 20 pessoas