Especialista apresentará os resultados da pesquisa sobre sustentabilidade “Estado do mundo 2013”
na quinta-feira, 20 de fevereiro, às 19h30, no Museu das Minas e do Metal. A entrada é franca
Para a programação cultural do Toda Quinta e Muito MMMais, o Museu das Minas e do Metal – que tem como mantenedora a Gerdau – promove na próxima quinta-feira, 20 de fevereiro, às 19h30, o programa “Língua Afiada” com o especialista em consumo consciente Dalberto Adulis. Gerente de conteúdos e metodologia do Instituto Akatu – ONG que trabalha pela conscientização e mobilização para o consumo consciente –, ele apresentará os resultados do relatório “Estado do mundo 2013 – a sustentabilidade ainda é possível?”. O evento tem entrada franca.
Considerada a “bíblia da sustentabilidade”, o relatório é formado por um conjunto de artigos escritos por autoridades internacionais sobre o tema e organizados em torno de três eixos principais: A Métrica da Sustentabilidade, Chegando à Verdadeira Sustentabilidade e Abra em Caso de Emergência. Os 17 capítulos da publicação – em sua 30ª edição e elaborada pelo Worldwatch Institute (WWI), que ganhou versão em português graças à parceria com o Instituto Akatu – oferecem ao leitor um verdadeiro panorama da situação atual do mundo e o que é preciso fazer para reverter essa realidade.
Dalberto Adulis
Com formação em administração e ciências sociais, desde 1990 Dalberto Adulis concentra sua atuação em atividades de pesquisa, educação e mobilização voltadas para o desenvolvimento sustentável, atuação em rede e sustentabilidade. Atualmente, além do vínculo com o Instituto Akatu, é professor de sustentabilidade e desenvolvimento nas Faculdades de Campinas (Facamp). Já dirigiu a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Liderança (ABDL), organização responsável pelo programa Leadership for Environment and Development (Lead) no Brasil, e coordenou atividades de educação e pesquisa na Rede de Informações para o Terceiro Setor (Rits).
SERVIÇO
Toda Quinta e Muito MMMais – “Língua Afiada”, com Dalberto Adulis
- Data: 20 de fevereiro de 2014, quinta-feira
- Local: Auditório Candeia – Museu das Minas e do Metal
- Horário: 19h30
- Entrada franca
Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MMM abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. Desde o dia 1º de dezembro de 2013, o Museu está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MMM integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcelo Dantas. O Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.
Endereço: Praça da Liberdade S/N - Prédio Rosa
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, de 12h às 18h (quinta, de 12h às 22h)
Entrada franca