Páginas

domingo, 2 de fevereiro de 2014

PALÁCIO DE CRISTAL COMEMORA 130 ANOS COM EXPOSIÇÕES



Um dos maiores símbolos da Petrópolis imperial, o Palácio de Cristal vai completar 130 anos neste domingo, dia dois de fevereiro. Para comemorar a data, a Prefeitura preparou uma programação especial que começa às 10h, com a presença do prefeito Rubens Bomtempo. Serão inauguradas duas exposições com entrada franca – uma de orquídeas e bromélias – tradicional na cidade - e outra de fotografias do palácio – unindo passado e presente, em uma verdadeira viagem no tempo para petropolitanos e turistas. 

SOBRE O PALÁCIO DE CRISTAL
Idealizado pelo Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, o Palácio de Cristal se tornou um marco na história da cidade e do país, já que foi a primeira construção pré-fabricada do Brasil e um dos primeiros representantes, entre nós, da modernidade na arquitetura. Ali a princesa cultivou orquídeas, promoveu festas e solenidades, e aconteceram as grandes exposições agrícolas de Petrópolis na época do império, para as quais o palácio foi idealizado. Após a Proclamação da República, o Palácio de Cristal passou pelos mais diferentes tipos de utilização, até ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1957. 

AS ATRAÇÕES 

14ª Exposição de Orquídeas & Bromélias – Por razões históricas, uma das mais indicadas formas de comemoração da data, pois retoma a vocação original do Palácio de Cristal. Esta edição, organizada pela Prefeitura através da Fundação de Cultura e Turismo, em parceria com o Orquidário Serrano, está dando continuidade ao evento anual que já se tornou uma nova tradição do local, assim como as festas populares. Participarão da mostra sete produtores, além do próprio orquidário parceiro, que irão expor e comercializar quase mil plantas, e exibir as espécies raras que cultivam. São eles: BR Orquídeas, Grupo Petropolitano de Orquidófilos (GPO), Orquidário Binot, Orquidário Maricaense, Orquidário Vale das Orquídeas, Orchidcastle Agrícola e Sociedade Brasileira de Bromélias.