Páginas

sábado, 8 de março de 2014

ESPETÁCULO MULTIMÍDIA HOMENAGEIA O POETA PORTUGUÊS ANTÓNIO RAMOS ROSA NO MMM

Exibindo Wilmar Silva 2 - por Gláucia Rodrigues.jpg


Evento será conduzido pelo poeta Wilmar Silva de Andrade, que recebe o pianista Gilberto Mauro.
Quinta-feira, 6 de março, às 19h30, no café do Museu das Minas e do Metal. A entrada é franca


Para a programação cultural Toda Quinta e Muito MMMais, o Museu das Minas e do Metal – no Circuito Cultural Praça da Liberdade e que tem como mantenedora a Gerdau – promove na próxima quinta-feira, 6 de março, às 19h30, nova edição do “Café com Poesia”, com o poeta Wilmar Silva de Andrade. Em “A maresia do mundo, homenagem a Ramos Rosa”, ele apresenta um espetáculo multimídia em homenagem ao poeta português António Ramos Rosa, falecido recentemente, com leitura de seus principais poemas. O evento, no MMM Café, tem entrada franca.

A apresentação, que contará com a participação especial do pianista Gilberto Mauro, terá também músicas eletrônicas e desenhos sonoros, numa miscelânea artística interpretada por Wilmar e Gilberto. Além disso, haverá a exibição em vídeo de leituras de Ramos Rosa em Lisboa, com imagens gravadas por Wilmar. A concepção do espetáculo é de João Ventura.

Poeta, ensaísta, tradutor e desenhador, o português António Ramos Rosa, falecido em setembro de 2013, aos 88 anos, é um dos principais nomes da literatura portuguesa contemporânea. Autor de quase uma centena de títulos, desde O Grito Claro (1958), sua célebre obra de estreia, até Em Torno do Imponderável, livro de poemas breves publicado em 2012. Além de vasta obra poética, escreveu livros de ensaios que marcaram sucessivas gerações de leitores de poesia, como Poesia, Liberdade Livre (1962) e A Poesia Moderna e a Interrogação do Real (1979). Traduziu muitos poetas e prosadores estrangeiros, sobretudo de língua francesa, e organizou uma importante antologia de poetas portugueses contemporâneos (Líricas Portuguesas).

Wilmar Silva de Andrade nasceu em Rio Paranaíba, Minas Gerais, em 30 de abril de 1965. É poeta, performer, editor e artista visual e sonoro. Sua poesia já foi traduzida e publicada em espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, finlandês e húngaro. Foi criador da Poesia Biosonora, apresentada no Brasil e em outros países das Américas, Europa e África, além de curador do projeto “Terças Poéticas”, em Belo Horizonte.

A programação cultural Toda Quinta e Muito MMMais é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.


SERVIÇO

Café com Poesia - “A maresia do mundo, homenagem a Ramos Rosa”, com Wilmar Silva de Andrade e o pianista Gilberto Mauro
  • Data: 6 de março de 2014, quinta-feira
  • Local: MMM Café - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca


Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MMM abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. Desde o dia 1º de dezembro de 2013, o Museu está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MMM integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcelo Dantas. O Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.


Endereço: Praça da Liberdade S/N - Prédio Rosa
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, de 12h às 18h (quinta, de 12h às 22h)
Entrada franca