Páginas

domingo, 27 de abril de 2014

Fórum Shakespeare BH oferece oficinas gratuitas com renomados diretores internacionais


A capital mineira irá sediar entre os dias 30 de abril e 05 de maio uma programação inteiramente dedicada as comemorações dos 450 anos de nascimento de William Shakespeare, um dos maiores nome do teatro e da literatura mundial. Grandes nomes da academia e do teatro nacional e internacional estarão reunidos na capital mineira para explorar e repensar o legado do dramaturgo mais famoso do mundo sob a ótica da realidade brasileira. O evento irá contar com uma série de atividades gratuitas, abertas ao público, como exposição fotográfica, palestras, mesa-redonda, além de oficinas e seminários voltados para atores, diretores, estudantes universitários, professores e pesquisadores.

Por meio das artes teatrais e do uso de textos clássicos do bardo, o Fórum pretende inspirar artistas e plateias com um programa intenso, criativo e contemporâneo, que busca o aprimoramento de conhecimentos, a capacitação dos profissionais do teatro e educação, analisando por que a obra de Shakespeare segue tão atual. Atores e diretores da Royal Shakespeare Company (RSC), uma das mais influentes companhias teatrais do mundo, e professores da Queen Mary University of London (QMUL),considerada em 2013 a mais importante universidade britânica em Artes Dramáticas, irão participar dos eventos públicos e liderar uma série de oficinas.

Quarenta atores e diretores serão selecionados para participar das oficinas artísticas ministradas pela atriz, diretora e escritora Jo Kukathas, The Instant Café Theatre Company (Malásia) e Helen Leblique, Preparadora Associada da RoyalShakespeare Company (Reino Unido). As inscrições começaram nesta segunda-feira, dia 24/03 e deverão ser realizadas no site http://www.peoplespalaceprojects.org.uk/projects/shakespeare-forum-2014/. Elas encerram-se no dia 13 de abril, às 23h59. O resultado será divulgado no dia 18/04.

Sobre Jo Kukathas e sua oficina
Jo Kukathas é atriz, escritora e diretora de origem malaia, conhecida pelo seu trabalho de teor político e por suas comédias satíricas. Seu trabalho reflete a diversidade étnica, religiosa e cultural da Malásia e as tensões que existem no país. Também participou de uma colaboração de 3 anos entre escritores e diretores da Indonésia, Tailândia, Singapura, Filipinas e Malásia, que criaram o complexo espetáculo multilinguístico Hotel Grand Asia, em Tóquio. Ela tem especial interesse em dirigir trabalhos escritos em diversos idiomas e que problematizam questões de gênero.

Oficina Shakespeare, xamã e mágico
Magia, imaginação, xamanismo e os tolos e os loucos de Shakespeare. O teatro malaio tem em suas raízes as práticas de cura xamã e a noção de que o teatro é o mundo real virado de cabeça para baixo. As mulheres interpretam príncipes, os tolos são sábios, e o mundo das sombras (ou wayang kulit) é a cena que assistimos. O workshop irá explorar o mundo revirado dos loucos e sábios de Shakespeare, dos tolos que falam a verdade desafiando o poder, e dos homens e mulheres que vivem à beira da loucura. O que está por trás de suas palavras selvagens? O quanto o teatro pode virar o mundo de cabeça para baixo? O quão subversiva é a imaginação? Qual mágica áspera Shakespeare pode oferecer ao teatro contemporâneo? O literal triunfou sobre a imaginação em nosso teatro contemporâneo? Por que precisamos de metáforas mais do que nunca? E o que os tolos estão realmente dizendo?

Sobre Helen Leblique e sua oficina
Helen é formada em Inglês e Literatura pela Warwick University e concluiu mestrado em Encenação de Shakespearena Exeter University. Trabalha como educadora na Royal Shakespeare Company (RSC) e também no Shakespeare’s Globe, além de ministrar workshops sobre Shakespeare internacionalmente.  

Oficina ShakespeareShakespeare, o mundo é um palco.
Explorando discursos, diálogos e cenas, o workshop busca revelar as dicas de performance que Shakespeare dá aos atores em seus textos. Através de exercícios simples, porém extremamente eficazes, os participantes irão experimentar as palavras do autor de maneira visceral, descobrindo como se conectar intimamente com os pensamentos e sentimentos dos personagens que interpreta. O encontro explora técnicas que abrem um caleidoscópio de possibilidades para interpretar as cenas escritas pelo autor. Experiência prévia com sua obra não é necessária, venha apenas com a mente aberta, energia e vontade de fazer das palavras de Shakespeare, as suas.


30 de abril a 05 de maio
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Oficina Shakespeare, xamã e mágico, com Jo Kukathas
Período: de 1º a 4 de maio (quinta a domingo)
Horário: das 9h às 13h

Oficina Shakespeare, Shakespeare, o mundo é um palco, com Helen Leblique
Período: 01 a 04 de maio (quinta a domingo)
Horário: das 14h às 18h