Páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Mostra Cinema Globalização e multiculturalismo

banner
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 8 a 20 de abril, a mostra Cinema, globalização e multiculturalismo, que abordará, por meio da linguagem e estética cinematográfica, as transformações e singularidades da pós-modernidade. A programação reunirá 12 longas nacionais e estrangeiros, além de duas mesas de debate com a presença de cineastas e pesquisadores.A proposta da mostra é pensar a globalização e o multiculturalismo por meio do cinema contemporâneo, para isso colocará em foco diferentes formas de pensar a globalização. Os filmes selecionados apresentam personagens que transitam entre países e culturas, migrações, diásporas, mas também retratam a maneira como as pessoas viajam sem sair do lugar, no diálogo com a cultura das mídias, sobretudo com a Internet, e como pequenas cidades são redefinidas pelo trânsito de pessoas e culturas.
Debates:
Além da exibição de filmes, a mostra contará com duas mesas de debates. No dia 8, às 19h, o conservador-chefe da Cinemateca do MAM, Hernani Heffner, e a professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da USP, Esther Hamburger, irão discutir Cinema, globalização e multiculturalismo, sob mediação de Denílson Lopes. No dia 15, às 19h, o cineasta Esmir Filho, realizador de Os famosos e os duendes da morte, e o curador do projeto fazem uma nova rodada de debate, com mediação do pesquisador Lucas Murari.
O projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, e é uma realização do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais. A programação completa da mostra está disponível no site www.mostraglobalizacao.com.br.