Páginas

terça-feira, 1 de abril de 2014

SARAU POÉTICO DESTACA A OBRA DE HILDA HILST NO MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Praça da Liberdade, s/nº - Belo Horizonte, MG 30140-010
tel.+55 31 3516-7200





Evento terá a participação do poeta Wilmar Silva de Andrade e convidados, que explorarão
a lírica da poeta paulista. Nesta quinta-feira, 3 de abril, às 19h30, com entrada franca

Para a programação cultural Toda Quinta e Muito MMMais..., o Museu das Minas e do Metal – no Circuito Cultural Praça da Liberdade e que tem como mantenedora a Gerdau – promove nesta quinta-feira, 3 de abril de 2014, às 19h30, nova edição do “Café com Poesia”, com o poeta Wilmar Silva de Andrade. Em “A outra Hilda Hilst”, ele e seus convidados fazem a leitura de trechos de obras da poeta, cronista e dramaturga Hilda Hilst, considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras da língua portuguesa do século XX. O evento, no MMM Café, tem entrada franca.

A apresentação, que contará com a participação especial da poeta e ensaísta Bianka de Andrade Silva e do jornalista Rogério Zola Santiago, ressalta a importância da artista que mudou o modo de fazer literatura no Brasil, especialmente por seu temperamento transgressor, que ia de encontro aos costumes tradicionais e conservadores. Além disso, a cantora e atriz Rita Silva interpreta duas composições de poemas de Hilda Hilst musicados por Zeca Baleiro. Esses poemas estão no livro “Júbilo, memória, noviciado da paixão” (1974).

Entre as obras que serão exploradas no sarau poético, destaque para os primeiros livros da escritora, como “Presságio” (1950), “Balada de Alzira” (1951), “Balada do festival” (1955), “Roteiro do silêncio” (1959), “Trovas de muito amor para um amado senhor” (1960), “Ode fragmentária” (1961), “Sete cantos dos poeta para o anjo” (1962) e “Júbilo, memória, noviciado da paixão”. “São livros essenciais para a compreensão não apenas da literatura de Hilda Hilst, mas da ruptura de linguagem que ela provoca na estética da comunicação de seu pensamento artístico. No Museu das Minas e do Metal vamos mostrar a lírica de uma poeta sem a violência de sua pornografia, uma poesia ainda em estado de paz com os sentidos humanos. Mas, inevitavelmente, a Hilda Hilst inspiradora e passionalmente violenta se revela em toda a sua obra”, comenta Wilmar.

Hilda Hilst
Paulista de Jaú, nascida em 21 de abril de 1930 e falecida a 4 de fevereiro de 2004, Hilda Hilst é reconhecida como uma das principais autoras brasileiras, sendo considerada uma das mais importantes vozes da língua portuguesa do século XX. Iniciou sua carreira como poeta na década de 1950 com a obra “Presságio”. Agraciada com significativos prêmios literários, presente em numerosas antologias de poesia e ficção, tanto nacionais quanto estrangeiras, há muito seu nome foi incluído nos dicionários de autores brasileiros contemporâneos. Seu trabalho vem sendo publicado pela editora Globo e traduzido em diversos idiomas.

Wilmar Silva de Andrade nasceu em Rio Paranaíba (MG) em 30 de abril de 1965. É poeta, performer, editor e artista visual e sonoro. Sua poesia já foi traduzida e publicada em espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, finlandês e húngaro. Foi criador da Poesia Biosonora, apresentada no Brasil e em outros países das Américas, Europa e África, além de curador do projeto “Terças Poéticas”, em Belo Horizonte.

A programação cultural Toda Quinta e Muito MMMais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.


SERVIÇO

Café com Poesia - “A outra Hilda Hilst”, com Wilmar Silva de Andrade e os convidados Bianka de Andrade Silva, Rogério Zola Santiago e Rita Silva
  • Data: 3 de abril de 2014, quinta-feira
  • Local: MMM Café - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca

Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MMM abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. Desde o dia 1º de dezembro de 2013, o Museu está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MMM integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcelo Dantas. O Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N - Prédio Rosa
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, de 12h às 18h (quinta, de 12h às 22h)
Entrada franca