Páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Sempre um Papo recebe Jacques Fux



O escritor JACQUES FUX, no debate e lançamento do livro “Antiterapias” - vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013 - é o convidado do “Sempre Um Papo”, no dia 07 de abril, segunda-feira, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Nascido em Belo Horizonte, Fux atualmente reside em Massachusetts (EUA), trabalhando como pesquisador visitante na Universidade de Harvard. A entrada é franca. 

“Antiterapias” é uma obra que faz um diálogo entre a psicanálise e a literatura, além de propor a reflexão sobre um estrangeiro em uma comunidade. Escrito na primeira pessoa, traz uma prosa cheia de humor e de referências à história da literatura. O personagem central mistura suas histórias de vida a referências literárias ao falar de suas memórias. Testemunho, memória, masturbação, ficção, história, cabala, Bíblia e literatura se misturam na biografia de um jovem judeu em busca do seu lugar face à Diáspora e aos guetos na contemporaneidade. Perseguido pelo dibouk (demônio) e em busca da mulher, o personagem narra sua vida, encontros e desencontros repletos de ironia, iconoclastia, citações e plágios literários desde a tenra infância até seus trinta e três anos. Através de suas memórias e invenções, o personagem procura se inserir na Literatura, seja ela histórica, seja ela fantástica. 

O livro pode ser lido também como uma sessão de psicanálise em que o personagem principal tenta se desvencilhar das amarras e máscaras judaicas. Critica a religiosidade como única forma de ser judeu. Num diálogo contraditório com a voz do narrador, constrói outra história dentro da história sugerindo uma perseguição a um dos mais cruéis nazistas foragidos da 2ª Guerra, Martin Bormann. Discute também um polêmico assunto: o plágio literário. 

Jacques Fux é pesquisador Visitante na Universidade de Harvard e Pós-doutorando em Teoria Literária na Unicamp. Em 2012, recebeu o Prêmio Capes de Melhor Tese de Letras e Linguística do Brasil. Publicou, em 2011, o livro “Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO” (Tradição Planalto, 2011). É formado em Matemática, Mestre em Ciência da Computação e Doutor em Literatura Comparada pela UFMG e Docteur em Langue, Littérature et Civilisation Françaises pela Université de Lille 3. 

Sempre Um Papo Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 28 anos, o "Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.


07 de abril de 2014
Segunda 19:30
Local: Palácio das Artes
Avenida Afonso Pena, 1537
Telefone: (31) 3261.1501