Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2014

“Cecília Meireles, poeta e educadora” é o tema da última conferência do ciclo “A literatura de autoria feminina”, na ABL, com a escritora e jornalista Laura Sandroni

A escritora e jornalista Laura Sandroni fará a terceira e última palestra do ciclo A Literatura de autoria feminina – “Cecília Meireles, poeta e educadora” –, sob coordenação do Acadêmico Sergio Paulo Rouanet. A conferência está marcada para terça-feira, dia 24 de junho, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Os ciclos de conferências são transmitidos ao vivo pelo portal da ABL.
Serão conferidos certificados de frequência.
Saiba mais
Laura Sandroni é carioca. Graduou-se em administração pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas e pós-graduou-se em Literatura Brasileira na UFRJ, com tese sobre a obra de Lygia Bojunga Nunes, tornando-se a primeira estudante – do Rio de Janeiro – a ter uma dissertação sobre a autora, de obra destinada a crianças, aceita na Universidade.
Fez parte do grupo que, em 1968, criou a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – e a dirigiu por 16 anos –, instituição pioneira no estudo e na divulgação da literatura para crianças e jovens no Brasil, filiada à International Board on Books for Young People (IBBY), da Unesco.
Trabalhou, em seguida, durante 11 anos, na Fundação Roberto Marinho, criando projetos de estímulo à leitura como Ciranda de Livros (em parceria com a FNLIJ), a Viagem de Leitura eQuem lê jornal sabe mais, com o jornal O Globo.
Entre 1975 e 2002, manteve uma coluna semanal de crítica de livros destinados a crianças e jovens, em O Globo, acompanhando, durante 27 anos, o crescimento da produção editorial brasileira para esta faixa.
Publicou três livros sobre o assunto: A criança e o livro: guia prático de estímulo à leitura,organizado em parceria com Luiz Raul Machado; De Lobato a Bonjuga, as reinações renovadas, dissertação de mestrado, premiado pela APCA, na categoria ensaio, em 1986; e Ao longo do caminho, uma seleção de suas colunas publicadas em O Globo, e considerado “Altamente Recomendável” pela FNLIJ, em 2003. É autora, ainda, junto com seu marido, Acadêmico Cícero Sandroni, da biografia de seu pai, intitulada: Austregésilo de Athayde, o Século de um Liberal, que recebeu o prêmio José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras, em 1999.
Escreveu inúmeros artigos e ensaios publicados em livros e revistas nacionais e estrangeiros, além do verbete sobre a Literatura Infantil e Juvenil brasileira da International Companion Encyclopedia of Children´s Literature, editada por Peter Hunt, para a Routledge, da Grã Bretanha, em 2004. É tradutora de um livro teórico da estudiosa catalã Tereza Colomer, intitulado A Formação do leitor literário, e de alguns livros para crianças de diferentes editoras. Dirige a coleção “Novas Seletas” para a editora Nova Fronteira, na qual são revisitados, até o momento, oito grandes clássicos nacionais.
Hoje, faz parte do Conselho Curador da FNLIJ, com a qual continua a colaborar como voluntária. Participa de seminários e congressos no Brasil e no exterior e, há um ano, tornou-se membro Honorário de IBBY, honraria conferida pela primeira vez a um latino-americano.