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quinta-feira, 26 de junho de 2014

Livro apresenta experiências da atenção básica no país

A experiência brasileira com o modelo de atenção voltado à Estratégia Saúde da Família tem proporcionado avanços importantes na ampliação do acesso aos serviços de saúde. Com a proposta de explorar conteúdos que podem funcionar como cenários descortinados por quem esteve in loco observando a realidade, tornando-se úteis para a melhor compreensão dos contornos dos resultados da avaliação da atenção básica, foi lançado o livro Rotas da Atenção Básica no Brasil: Experiências do Trabalho de Campo Pmaq AB. A obra, publicada em versão eletrônica, está disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP.  
 
A publicação sistematiza a experiência adquirida com a realização da avaliação externa das equipes de atenção básica em saúde, parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (Pmaq AB). A sua organização ficou a cargo das pesquisadoras da ENSP Márcia Fausto e Helena Seidl, que também são coordenadoras da Fase 3 do Programa, cujo objetivo é realizar avaliação externa, cooperando com o Ministério da Saúde para fortalecimento do SUS com implicações importantes para a melhoria da qualidade da atenção no sistema público de saúde. Para a execução do trabalho, a ENSP se articulou com o Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) e treze instituições de ensino superior (IES) sediadas nos demais estados em que atuou.
 
De acordo com suas autoras, com essa característica, o livro poderia expressar a riqueza das múltiplas e distintas experiências da avaliação da atenção básica em cenários tão diversificados que demarcam a realidade brasileira. A publicação é composta de três capítulos: o primeiro tem como objetivo situar o leitor a respeito da concepção de atenção primária que circunscreve o conjunto da obra. Apresenta a proposta do Pmaq AB a partir do qual se deu o processo de avaliação das equipes de atenção básica e descreve a forma de organização do trabalho para responder à tarefa da avaliação externa. 
 
Já o segundo capítulo é composto de dez artigos que retratam as experiências de grupos de pesquisadores que atuaram como coordenador, supervisor ou entrevistador na fase coordenada pelo Grupo Fiocruz. Os relatos contextualizam os cenários onde ocorreu a avaliação das equipes de atenção básica e caracterizam a organização das instituições de ensino, das equipes de entrevistadores e dos municípios para a realização da avaliação externa. O último capítulo, com base nas experiências relatadas, apresenta uma síntese do aprendizado na implementação da avaliação externa.
 
O conjunto de ações e atividades desenvolvidas no âmbito do Pmaq é uma das estratégias indutoras da qualidade adotada pelo Ministério da Saúde na direção da melhoria dos resultados das ações de saúde ofertadas à população. Esta publicação é resultado de mais uma cooperação entre a Fiocruz e o Ministério, envolvendo pesquisadores, professores, alunos e ex-alunos de três de suas unidades técnicas em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa para avaliação em nove estados do país.