Atividades para o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, contemplam
exposição, palestra e oficinas. Programação acontece de 3 a 8 de junho, com entrada gratuita
exposição, palestra e oficinas. Programação acontece de 3 a 8 de junho, com entrada gratuita
O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – no Circuito Cultural Praça da Liberdade e que tem como mantenedora a Gerdau – preparou uma programação especial para a Semana do Meio Ambiente 2014. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, várias atividades sobre o tema, entre exposição, palestra e oficinas, serão realizadas no Museu entre os dias 3 e 8 deste mês. No dia 3 de junho, às 16h, acontece a abertura da exposição “Sustentabilidade e criatividade: reciclagem de resíduos sólidos”, do artista plástico e designer Cristiano Sousa. A entrada é gratuita.
A exposição, em cartaz de 3 a 8 de junho e que segue o horário de funcionamento do MM Gerdau, é composta por nove peças exclusivas do artista, criadas a partir de resíduos sólidos reciclados. O tamanho de cada obra varia de 30 a 100 centímetros e, o peso, de dois a dez quilos. O artista registrou ícones de manifestações religiosas e da fauna brasileira em risco de extinção: anjo barroco, São Jorge, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco, Divino Espírito Santo, cruzes decoradas e os animais harpia, onça-pintada e mico-leão-dourado.
Nascido em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, Cristiano Sousa iniciou seu trabalho com reciclagem há 20 anos e percorreu o Brasil e países da Europa oferecendo oficinas pedagógicas para populações de baixa renda e comunidades de periferia. Inspirado pela obra do artista plástico Frans Krajcberg – conhecido por seu ativismo ecológico –, ele busca difundir cada vez mais ações que preservem o planeta por meio da reciclagem, usando técnicas aprimoradas para transformar resíduos sólidos em obras de arte.
No dia 4 de junho, Sousa ministra oficina de criação de pássaros e flores com a utilização de materiais recicláveis. O objetivo da atividade é usar os resíduos produzidos nos centros urbanos, como latas, papelões e tecidos, para criar objetos artísticos de decoração e adornos. Além disso, destaca o empreendedorismo na área da reciclagem, que permite a formação de multiplicadores e geração de renda.
Em 5 de junho, a oficina de audiovisual “O que queremos para o mundo?” será oferecida por professores do projeto Socialização, Arte e Cultura na Infância (Saci) para jovens e crianças. O objetivo é que os participantes criem um vídeo, de três minutos, potencializando suas expressões emocionais, corporais, orais e visuais baseadas na pergunta: “O que nós queremos para um mundo melhor?”.
Já no dia 6 de junho, o professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e diretor científico e de horticultura da Sociedade Brasileira de Bromélias, Cláudio Coelho, ministra a palestra “Importância da conservação dos Campos Rupestres”, em referência ao ecossistema do Cerrado, único no mundo, localizado nas áreas mais altas da Cadeia do Espinhaço, conjunto de montanhas que corta o Brasil e passa por Minas Gerais.
SERVIÇO
Semana do Meio Ambiente – MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Entrada gratuita
Exposição “Sustentabilidade e criatividade: reciclagem de resíduos sólidos”
Período: 3 a 8 de junho de 2014, durante o horário de funcionamento do Museu
Local: Hall de Entrada do MM Gerdau
Oficina de criação de pássaros e flores com a utilização de materiais recicláveis
Data: 4 de junho, quarta-feira
Local: Espaço Bias Fortes
Horário: 14 às 18h
Número de vagas: 25
Inscrições: oficina@mmgerdau.org.br
Oficina de audiovisual “O que queremos para o mundo?”
Data: 5 de junho, quinta-feira
Local: Auditório Candeia
Horário: 14h às 16h e das 16h às 18h
Número de vagas: 20 (dez para cada horário)
Faixa etária: 8 a 14 anos
Inscrições: oficina@mmgerdau.org.br
Palestra “Importância da conservação dos Campos Rupestres”
Data: 6 de junho, sexta-feira
Local: Auditório Bateia
Horário: 16h às 17h30
Inscrições: palestras@mmgerdau.org.br