Páginas

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

GRUPO ARUANDA PARTICIPA DO ‘GENTEDAQUI’, NO MM GERDAU

Exibindo Grupo Aruanda - por Consuelo Abreu.jpg


Evento terá apresentação da Festa de Nossa Senhora do Rosário e bate-papo com os diretores
Sérgio Cosse e Wagner Cosse sobre a trajetória do grupo. Na quinta-feira, 28 de agosto, às 19h30

Para a programação cultural Toda Quinta e Muito Mais..., que em agosto aborda o tema “patrimônio”, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, promove na quinta-feira, 28 de agosto de 2014, às 19h30, nova edição do Gentedaqui, desta vez com o Grupo Aruanda. Os bailarinos farão uma apresentação da Festa de Nossa Senhora do Rosário, seguida de bate-papo com o diretor geral do grupo, Sérgio Cosse, e com o diretor artístico, Wagner Cosse. A entrada é franca.

O Grupo Aruanda é um dos mais importantes representantes da cultura folclórica de Minas Gerais e do Brasil, dedicando-se a pesquisar, preservar e divulgar as danças e folguedos populares por meio da linguagem cênica. Fundado pelo professor Paulo César Valle há 54 anos, é o mais antigo grupo parafolclórico brasileiro, com mais de 5 mil espetáculos realizados no Brasil e no exterior. Possui um importante acervo com figurinos e adereços de mais de cem danças de todas as regiões do país, o que qualifica o grupo como referência em manifestações populares brasileiras. Atualmente conta com 60 integrantes voluntários, entre estudantes, professores, bailarinos, profissionais liberais, entre outros.

Para o evento no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, haverá uma apresentação da Festa de Nossa Senhora do Rosário, que acontece em Minas Gerais desde os primórdios de seu povoamento, com a chegada dos escravos. A tradição é composta por cortejos, desfile de rei e rainha, banda de música e grupos de marujada que passam o dia a cantando e dançando pelas ruas da cidade.

Após a apresentação, os irmãos Sérgio e Wagner Cosse conversam com o público. Eles falarão da trajetória do Aruanda desde a sua criação, passando pelos objetivos, trabalho de pesquisa, apresentações artísticas, representação da cultura brasileira no exterior – o grupo já se apresentou em diversos países das Américas, Europa e Ásia –, ações de responsabilidade social, premiações e sobre o livro do cinquentenário da entidade, que está sendo escrito por Wagner e deve ser lançado ainda este ano.

Gentedaqui
O projeto Gentedaqui é um encontro mensal que leva ao MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal grupos e pessoas que têm uma estreita relação com a cultura de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Gente que, ligada a instituições ou autônoma, usa a criatividade e a sensibilidade para mobilizar cidadãos a conceber a capital como local para a difusão da cultura, o fluxo de ideias, a troca de saberes e o compartilhamento de experiências. A proposta é possibilitar a interação entre os convidados e a plateia e valorizar iniciativas artístico-cidadãs muitas vezes desconhecidas do público.

A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.


SERVIÇO

Gentedaqui – Grupo Aruanda
  • Data: 28 de agosto de 2014, quinta-feira
  • Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca