Páginas

terça-feira, 28 de outubro de 2014

ANTROPÓLOGO TIÃO ROCHA CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA NO MM GERDAU

Exibindo Tião Rocha - por Danilo Verpa.jpg


Nova edição do ‘Gentedaqui’ traz o antropólogo Tião Rocha, que falará sobre seus projetos
nas áreas de educação e cultura. Quinta-feira, 30 de outubro, às 19h30, com entrada franca

Para a programação cultural Toda Quinta e Muito Mais..., que em outubro aborda o tema “Educação e desenvolvimento social”, o MM Gerdau -Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, promove na quinta-feira, 30 de outubro de 2014, às 19h30, nova edição doGentedaqui. O convidado é o antropólogo, folclorista e educador popular belo-horizontino Tião Rocha, que conversará com o público sobre seus projetos nas áreas da educação e cultura. A entrada é franca.

Tião Rocha falará sobre suas reflexões baseadas num aprendizado mais livre e de seus projetos pedagógicos, que mostram a importância da cultura local como matéria essencial para o ensino. Ele também comentará sobre sua trajetória e visão de que a educação acontece em qualquer lugar. Além disso, apresentará seus projetos de destaque, como o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (www.cpcd.org.br), organização sem fins lucrativos criada em 1984 e que já beneficiou milhares de crianças em cidades com menos de 50 mil habitantes em Minas Gerais e outros estados.

O antropólogo também idealizou, em 2003, o Banco de Êxitos S/A - Solidariedade e Autonomia (www.bancodeexitos.org.br), que faz a articulação de projetos sociais, especialmente ligados ao meio ambiente e ao desenvolvimento comunitário e sustentável. Autor premiado com propostas pedagógicas e livros didáticos sobre o uso do folclore e da cultura popular no Ensino Básico, Tião Rocha recebeu, em 2007, o prêmio Empreendedor Social, realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, em parceria com a Fundação Schwab.

Gentedaqui
O projeto Gentedaqui é um encontro mensal que leva ao MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal grupos e pessoas que têm uma estreita relação com a cultura de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Gente que, ligada a instituições ou autônoma, usa a criatividade e a sensibilidade para mobilizar cidadãos a conceber a capital como local para a difusão da cultura, o fluxo de ideias, a troca de saberes e o compartilhamento de experiências. A proposta é possibilitar a interação entre os convidados e a plateia e valorizar iniciativas artístico-cidadãs muitas vezes desconhecidas do público.

A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.

SERVIÇO

Gentedaqui – Tião Rocha
  • Data: 30 de outubro de 2014, quinta-feira
  • Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca