Páginas

domingo, 12 de outubro de 2014

Exposição Em torno da Luz


Com a proposta de apresentar um panorama conceitual de sua obra, que trafega por diversas possibilidades de pintura, Niura Bellavinha traz para Belo Horizonte sua mais recente exposição “Em torno da Luz”, onde utiliza a fotografia, o filme e a performance como ferramentas além de pincel e tinta.  A partir do dia 14 de outubro, até o dia 14 de dezembro, o Oi Futuro será palco dessa inédita mostra na capital, que reúne curtas e médias metragens, além de objetos, pinturas e fragmentos sob a temática: natureza em movimento.


Dividida em dois segmentos, a exposição propõe um mapeamento das obras como uma importante proposta para a arte do século XXI. O primeiro é formado por um conjunto de obras antológicas que apresentam diferentes olhares sobre a pintura.
O segundo segmento apresenta um filme inédito, média-metragem, intitulado “NháNhá”. Projetado em uma parede de 15 metros, coloca às vistas do observador a pintura em processo. Rodado no interior do Brasil, com roteiro e direção de Niura Bellavinha, a nova obra volta a explorar situações onde o ar torna-se suporte do pigmento, no caso a poeira – enquanto pigmento seco – que junto com a luz, transforma-se em pintura efêmera, poética e trágica.

Niura Bellavinha
Nascida em 1962, na cidade de Belo Horizonte, Niura Bellavinha, vive e trabalha entre o eixo Rio de Janeiro – BH. Seu trabalho é dedicado à pintura, instalação, performance e filmes. As experimentações sobre o uso da cor são o cerne de seu trabalho. Nas telas, Niura costuma sobrepor pinceladas largas verticais e horizontais, sobre as quais aplica depois jatos de água e ar comprimido de alta pressão, criando assim alguns espaços translúcidos ou revelando o branco da tela.


14 de outubro a 14 de dezembro  de 2014
Terça a sábado das 11h às 21h; Domingo das 11h às 19h
Local: Oi Futuro
Av. Afonso Pena, 4001 – Mangabeiras
ENTRADA GRATUITA
Informações:(31) 3229 2979