Páginas

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Lançamento do livro "Mais Torá, Mais Vida"

A cada página do livro de estreia do rabino Leonardo Alanati, “Mais Torá, Mais Vida”, desvela-se uma face diferente da rica tradição judaica aos olhos do leitor. Inspirado na Torá, Alanati nos estimula à prática, em nossa vida diária, de uma ética milenar que encontra seu caminho nesta pós-modernidade, plena de contradições e desafios. Para isso, faz uso dos ensinamentos de uma gama de sábios, como Rashi, Hilel e Shamai, Maimônides, Nachman de Bratslav dentre outros de não menos importância; assegurado pelos Midrashim (fábulas) e por grandes pensadores judeus.


De forma simples e amena, coloquial, com humor, mas de conteúdo sóbrio e consistente, o Rabino nos explica a eterna roda de moinho a que se assemelha uma comunidade judaica: os que ficam, os que se vão, que consigo levam e deixam marcas indeléveis.

Na obra, assuntos como o meio ambiente, a fé, a religiosidade, a família, os relacionamentos humanos e a justiça social são alvo de intepretações criativas do rabino, que alega sobre a concepção de seu livro: “tradição e modernidade se encontram”. 


Serviço
Lançamento do livro "Mais Torá, Mais Vida", do rabino Leonardo Alanati
Data: 22 de outubro (quarta-feira), às 19h
Local: Café com Letras Liberdade (praça da Liberdade, 450)

Sobre o autor, rabino Leonardo Alanati

Nasceu em 1962, no Rio de Janeiro. Em 1984, formou-se em engenharia elétrica pela PUC e, um mês depois iniciou o curso de rabinato do Hebrew Union College, em Cincinnati, E.U.A. Durante o curso trabalhou em três pequenas comunidades judaicas norte-americanas e em uma colônia de férias judaica. Nos EUA, estagiou em uma clínica de psicologia da universidade de Cincinnati e participou do curso de capelão do hospital Bom Samaritano..

Foto: Ricardo Stengel


Em 1988, recebeu o título de mestrado em língua hebraica em 1988 do Hebrew Union College. Após a formatura, em 1989, atuou como rabino da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais e na Comunidade Shalom em São Paulo. Em 1997 se tornou rabino da Congregação Israelita Mineira, em Belo Horizonte.