Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CAFÉ COM POESIA PRESTA HOMENAGEM BILÍNGUE A DRUMMOND NO MM GERDAU



Parte das atividades do Circuito Literário Praça da Liberdade, sarau promove leituras em português
e alemão de poemas de Carlos Drummond de Andrade. Quinta-feira, 13 de novembro, às 19h30

Dentro da programação do Circuito Literário Praça da Liberdade, que acontece de 12 a 16 de novembro nos espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal promove na quinta-feira, 13 de novembro de 2014, às 19h30, uma edição especial do Café com Poesia, com Wilmar Silva de Andrade e seu convidado, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Georg Otte, que prestam homenagem ao poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. O evento será no MMM Café – localizado dentro do Museu –, com entrada franca.

Para o sarau, intitulado “Alguma poesia”, Wilmar Silva de Andrade e Georg Otte preparam a leitura de poemas do livro homônimo que marcou a estreia da carreira de Drummond, publicado pelas Edições Pindorama da “Bello Horizonte” de 1930. Os versos serão lidos em português por Wilmar e em alemão por Otte – que é professor de literatura e língua alemã na Faculdade de Letras –, com traduções inéditas feitas por ele especialmente para o evento.

Além do clássico experimental No meio do caminho e poemas como Poema de sete faces, Infância, Cidadezinha qualquer e Quadrilha, haverá também a leitura, nos dois idiomas, de outros menos lembrados como Também já fui brasileiro, Sociedade, Romaria, Poema da purificação e Epigrama para Emílio Moura.

Carlos Drummond de Andrade
Mineiro de Itabira, nasceu em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou em Belo Horizonte, onde começou a carreira de escritor colaborando para o Diário de Minas. Em 1934, transferiu-se para a então capital do Brasil, Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Em seguida, trabalhou no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. A partir de 1954, trabalhou como cronista no Correio da Manhã e, 15 anos depois, no Jornal do Brasil.

A obra de Carlos Drummond de Andrade é vasta: são mais de 50 livros, entre poesia, crônicas e contos. Destacam-se Alguma poesia (1930),Sentimento do mundo (1940), A rosa do povo (1945), Claro enigma (1951), Antologia poética (1962), José e outros (1967) e Corpo (1984). Vários títulos foram traduzidos para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco, entre outras línguas. Ele foi, ao longo de décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira de seu tempo. Alvo de admiração irrestrita, tanto pela obra quanto por seu comportamento como escritor, Drummond morreu no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

Georg Otte
Professor de literatura e língua alemã na Faculdade de Letras da UFMG, é mestre pela Universidade de Trier, na Alemanha, e doutor em Literatura Comparada pela UFMG, com tese sobre Walter Benjamin. Realizou dois pós-doutorados na Universidade Humboldt de Berlim e no Centro de Pesquisas Culturais e Literárias, também na capital alemã. Ensaísta e tradutor, escreve sobre temas de estética e filosofia da arte. Atualmente é presidente do Núcleo Walter Benjamin da Fale-UFMG.

Wilmar Silva de Andrade
O curador do projeto Café com Poesia do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal nasceu em Rio Paranaíba (MG). É poeta, performer, editor e artista visual e sonoro. Sua poesia já foi traduzida e publicada em espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, finlandês e húngaro. Em projeto de pesquisa sobre a poesia lusófona, reuniu a obra de mais de cem autores do Brasil, Portugal, Guiné-Bissau e Cabo Verde. Foi criador da Poesia Biossonora, apresentada no Brasil e em outros países das Américas, Europa e África, além de curador do projeto Terças Poéticas, em Belo Horizonte.

A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com patrocínio da Gerdau.


SERVIÇO

Café com Poesia – “Alguma poesia”, com Wilmar Silva de Andrade e Georg Otte
  • Data: 13 de novembro de 2014, quinta-feira
  • Local: MMM Café – MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca


MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca