O Seminário Pensando TI, em sua edição 2014, contou com a participação de empresários e empreendedores no prédio do projeto Startup Rio, no bairro do Catete, projeto o q qual a ASSESPRO-RJ, é gestora. Foram abordados temas nacionais e internacionais, referente os rumos da inovação em TIC para o mercado local, assim como o caminho para unir forçasde modo a alavancar os negócios.
Com correalização do TI Angels, a abertura do evento foi realizada pelo diretor da ASSESPRO-RJ, Fernando Menezes, e por Ivan Constant, do Sebrae. Fernando Menezes, que coordena o TI Angels, reforçou a importância de se formar investidores-anjo, dando-lhes informação para que saibam como ações dessa natureza podem ser vantajosas para as empresas.
Na abertura oficial, estiveram presentes o presidente da ASSESPRO-RJ, Marcio Lacs; Fernando Menezes, Nei Leal (Softex); Raj Desaj (TiE Silicon Valley); e Augusto Raupp (SECTI). Foi assinado um segundo acordo de cooperação mutua, com a TiE, associação de empreendedores, que está presente em 18 países, com 14 mil membros, em 22 anos de existência. O acordo diz respeito a melhoria de práticas de forma bilateral, com foco em investimento anjo, ações conjuntas e intercâmbio de negócios.
A ideia é possibilitar aos associados ASSESPRO-RJ, intercâmbios no Silicon Valley, para maior vivência do ambiente empreendedor; bem como tratar de assuntos como investimentos conjuntos cross border; definição de parâmetros em comum para avaliação de oportunidades; colaboração e disseminação de melhores práticas de avaliação de startups para investimento; e colaboração de práticas de mentoria.
Raj Desaj foi o keynote speaker do evento. Ele, que é diretor executivo da TiE Silicon Valley, falou sobre o tema “Como startups foram bem sucedidas no Vale do Silício e se tornaram globais”. Na América do Sul, esta foi a primeira visita de um membro da TiE, numa oportunidade de destacar o trabalho da instituição que se define com a missão de “custear, educar e inspirar” processos de inovação, gerando negócios relevantes para a sociedade com investimento-anjo e geração de networking.
Para os brasileiros, que desejam inovar, as dicas da TiE são simples e práticas. Algumas delas são: ter uma ideia ampla, aplicada a vários clientes; reconhecer a porção do mercado ao qual o produto é aplicável; manter a equipe coesa sempre; ter noção do quanto se pode gerar de receita e o cronograma a ser seguido; e saber vender bem o seu produto, conhecendo suas características.