Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Série “Música de Câmara na ABL” de novembro apresenta o concerto “Agua y sueño” com o grupo espanhol de música barroca “La Folía”



A Academia Brasileira de Letras dá continuidade à sua série “Música de Câmara na ABL”, sob coordenação do Acadêmico Marco Lucchesi, com o concerto “Agua y sueño” (música contemporânea para instrumentos barrocos), do grupo espanhol “La Folía”. O espetáculo está programado para o dia 13 de novembro, quinta-feira, às 18 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., na Avenida Presidente Wilson 203. Entrada franca.

O grupo é formado pelos seguintes intérpretes: Pedro Bonet (diretor e flautas de pico) Celia Alcedo (soprano), Belén González Castaño (flautas de pico), Aurora Martinez (viola da gamba) e Laura Puerto (clave).
Antes do espetáculo, às 17h30min, será realizada a mesa-redonda de apresentação, com o Acadêmico, poeta, escritor e ensaísta Marco Lucchesi, o Sócio Correspondente da ABL, poeta, escritor e ensaísta Antonio Maura, a compositora e professora Zulema de la Cruz, o compositor e professor Pablo Sotuyo e o Diretor do Grupo “La Folía” Pedro Bonet.
Programa
Zulema de la Cruz (Canciones de Tasia II-Retrato – estreia da versão);
III-Despedida – estreia mundial (De la ópera Tagol, texto de Antonio Maura); 
Juan Medina (Um nuevo siglo para Don Quijote);
Pablo Sotuyo (Cantiga de amor) – sobre um poema de Marco Lucchesi – estreia mundial;
Ricardo Llorca (Las danzas del vizcaíno para clave de solo); 
David Del Puerto (Comedia – Momentos de “La vida es sueño” de Pedro Calderón de la Barca); 
Zulema de la Cruz (Agua y sueño. Canto para um descobrimento – sobre um poema de Antonio Maura.
Saiba mais
Na terça-feira anterior, dia 11, o mesmo grupo fará mesa-redonda de apresentação e concerto, às 19 horas, no Museu de Arte Sacra, Igreja de Santa Teresa, em Salvador, Bahia. Na quarta-feira, dia 12, no auditório do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro (Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo), será realizada a mesa-redonda A música contemporânea para instrumentos barrocos. Relação entre criação literária e criação musical, com a participação de Marco Lucchesi, Antonio Maura, Pedro Bonet, Zulema de la Cruz , Pablo Sotuyo e Oscar Pujol (Diretor do Instituto Cervantes do Rio e coordenador da mesa).