Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

VI Edição do Seminário Permanente “O que podemos com a arte?”

10688168_10152771128099906_8143873563582326380_o
VI Edição do Seminário permanente O que podemos com a arte?, Coordenação Profª. Dra. Veronica Damasceno (EBA/UFRJ) Conferência do Prof. Dr. Carlos Terra, Auditório 614 (6º andar), Escola de Belas Artes – UFRJ, Av. Pedro Calmon nº 550 – Cidade Universitária,  dia 12 de novembro de 2014, às 11:00h.
A conferência do Prof. Dr. Carlos Terra sobre “Arte e natureza no desenho da paisagem urbana” faz parte do Seminário Permanente O que podemos com a arte?que está na sua sexta edição. O objetivo do Evento é fazer uma interseção entre Arte e Filosofia ao apresentar as possíveis ressonâncias e potências criadoras desses dois campos de expressão. Também são objetivos reunir artistas e pesquisadores da Arte, da História da Arte e da Filosofia para pensar e apresentar os elos e as ressonâncias entre a arte e a filosofia.
“A paisagem nos envolve e a cada dia é uma nova percepção”, afirma o Professor Carlos Terra.
Professor Adjunto de História da Arte e História dos Jardins da Escola de Belas Artes/UFRJ, Carlos Terra é especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC/RJ. Mestre em História da Arte pela Escola de Belas Artes/UFRJ e Doutor em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ. É Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte e Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Diretor da Escola de Belas Artes/UFRJ desde 2010, seu mandato irá até 2018.
Desde 1991, Carlos Terra é Professor da Escola de Belas Artes. Criou o grupo de pesquisa História do Paisagismo,  pioneiro no Rio de Janeiro, que gerou bons frutos  – pesquisadores engajados, seminários e uma série de publicações. Suas principais publicações são resultado das pesquisas de Mestrado e Doutorado – Os Jardins de Glaziou no Rio de Janeiro e Paisagens Construídas. Trabalha com a arte da paisagem, estuda seus conceitos, artistas, desenvolvimento e desdobramentos.