Páginas

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Observatório de Favelas lança Guia Turístico e Cultural da Zona Oeste


Projeto Oeste Carioca engloba aplicativo, site e livro

Parques ecológicos, centros culturais e arqueológicos, museus, restaurantes, ateliês de arte, hortos e paisagens exuberantes. Essas e outras dicas estarão presentes no Guia Turístico e Cultural do Oeste Carioca, um aplicativo para iOS e Android que traz um guia georreferenciado e colaborativo com 265 pontos mapeados na Zona Oeste e bairros vizinhos. O Guia integra o Oeste Carioca, projeto do Observatório de Favelas, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que será lançado no próximo dia 13/12, sábado, às 18h, no IPHARJ (Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro).

O projeto surgiu com o objetivo de contribuir para o conhecimento e o reconhecimento de espaços, sujeitos e práticas culturais e artísticas da Cidade do Rio de Janeiro, em um recorte regional específico: a Zona Oeste. O Oeste Carioca conta ainda com um guia de bolso com QRCode direcionando para download na Apple Store e Google Play, um E-Book com toda a pesquisa realizada e uma agenda política que se afirma com sujeitos realizadores da arte e da cultura, e um site (oestecarioca.org) para ampliar a comunicação com o público.

O trabalho foi realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2014 e resultou no mapeamento das 265 instituições ligadas à cultura, à arte e ao patrimônio histórico e ecológico. Os pontos estão localizados em Anchieta, Bangu, Barra de Guaratiba, Camorim, Campo Grande, Cosmos, Grumari, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Inhoaiba, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Parque Anchieta, Pedra de Guaratiba, Pontal, Realengo, Recreio, Ricardo de Albuquerque, Santa Cruz, Santissimo, Senador Camará, Sepetiba, Vargem Grande e Vargem Pequena. Foi também objeto do inventário um conjunto de setenta estabelecimentos prestadores de serviços gastronômicos e hoteleiros.

O lançamento contará com a presença dos coordenadores do projeto, Jorge Luiz Barbosa (diretor do Observatório de Favelas) e Monique Bezerra da Silva; o professor da Coppe da UFRJ Roberto Bartholo; o arqueólogo Cláudio Prado de Mello, responsável pelo IPHARJ; além de representantes das secretarias municipal e estadual de Cultura.

Serviço lançamento:
Data: 13/12 (sábado)
Horário: 18 horas
Local: IPHARJ (Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro)
Endereço: Av. Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, 413 - Anchieta