Páginas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

“Adorável Garoto” e “Buraco da Lacraia Cabaré on ice” têm únicas apresentações no Galpão Gamboa



Espetáculos integram a 4ª edição do projeto Gamboavista

Nos próximos dias 07 e 08 de fevereiro, sábado e domingo, a peça “Adorável Garoto” ("Beautiful Child"), texto do celebrado dramaturgo norte-americano Nicky Silver, com direção de Maria Maya, chegará ao Gamboavista, no Galpão Gamboa. Também no dia 07/02, logo após a apresentação de “Adorável Garoto”, o projeto receberá “Buraco da Lacraia  Cabaré on Ice”, espetáculo de humor com Luis Lobianco, Leticia Guimarães, Éber Inácio e Sidnei Oliveira, que tem o videokê como fio condutor.

Com curadoria do ator e diretor Cesar Augusto e direção artística de Marco Nanini e Fernando Libonati, o projeto Gamboavista vai até o maio e conta com espetáculos teatrais (adultos e infantis) e shows.

ADORÁVEL GAROTO

Nascido na Filadélfia em 1960, Nicky Silver é considerado atualmente um dos mais produtivos e talentosos escritores de Nova York, e, eventualmente, comparado aos dramaturgos Eugène Ionesco (1909-1994) e Edward Albee (1928) por seu “realismo absurdo”. Suas obras navegam com a mesma desenvoltura pelo drama, pela comédia e pela farsa para tratar de temas universais – famílias disfuncionais, a sexualidade em suas variadas inclinações, desagregação, solidão. Desde o início dos anos 1980, os seus textos vêm dominando os teatros nova-iorquinos com grande impacto e sucesso.

Encenada pela primeira vez em 2004, há exatos dez anos, no circuito off-Broadway, “Adorável Garoto” é um texto profundo, perturbador, e, ao mesmo tempo, repleto de situações cômicas e inusitadas. No início da ação, está mais presente o humor peculiar de Silver, que extrai dos diálogos cotidianos o ridículo que habita em cada personagem. No decorrer, a trama mergulha em águas mais densas, expondo cada vez mais as fragilidades e o desespero dos personagens, que culminam num desfecho surpreendente. Como num quebra-cabeça, aos poucos Silver conduz o espectador a testemunhar a autópsia dos sentimentos e relações que envolvem os personagens.

SINOPSE

Vivendo sozinho desde os tempos da faculdade, Isaac (Michel Blois), já adulto, volta à casa dos pais, Harry (Leonardo Franco) e Nan (Isabel Cavalcanti), em busca de abrigo. O rapaz encontra um lar esfacelado pela incomunicabilidade entre seus pais, e tudo se agrava quando ele expõe os motivos de sua volta, que desnorteiam os pais já em crise. O drama do filho, por vias inesperadas, acaba unindo Harry e Nan em torno de um objetivo comum: salvar e proteger o próprio filho, apesar dele ter quebrado um código moral absolutamente inquestionável. Amor, culpa, memórias e julgamento se entrelaçam nesta trama que reúne humor e drama. 

CURRÍCULOS

Nicky Silver - Autor
Nicky Silver se formou no Experimental Theatre Wing da Universidade de Nova York, cidade onde reside atualmente. Entre seus textos, estão ‘Pterodátilos’ (Prêmio Oppenheimer, Prêmio Kesselring, indicação para o Drama Desk, indicação para o Outer Critic’s Circle); ‘Raised in Captivity’ (indicação para o Drama Desk, indicação para o Outer Critic’s Circle, Prêmio Drama-Logue); ‘The Food Chain’ (indicação para o Outer Critic’s Circle); ‘The Maiden’s Prayer’ (‘A Prece da Donzela’); ‘Eros Trilogy’; ‘Homens Gordos de Saia’; ‘Fit to be Tied’; e ‘Free Will and Wanton Lust’. Teve seu trabalho reconhecido pelo jornal “The New York Times”, que o consagrou pela “absurdidade clássica”.

Maria Maya - Diretora
Nascida em uma família com várias gerações de artistas consagrados (Lupe Gigliotti, Cininha de Paula, Wolf Maia, Chico Anísio, Zelito Vianna, entre outros), Maria, além de diretora, é uma atriz experiente e com sólida carreira no teatro e na TV. Atriz com formação em Artes Cênicas pela UNIRIO, atuou em “A Menina e o Vento” de Maria Clara Machado, direção de Cininha de Paula; “Tudo no escuro” de Peter Shaffer, direção de Marcus Alvisi; “Modelos para a(r)mar”, direção de Jefferson Miranda, no Festival riocenacontemporanea de Teatro; “Yolanda”, direção de Ernesto Piccolo; e “A Loba de Ray-ban”, direção de José Possi Neto.

Como atriz e produtora teatral, realizou os seguintes espetáculos: “Do outro lado da Tarde” de Caio Fernando Abreu e direção de Gilberto Gawronski; “Não Existem níveis seguros pra o consumo destas substâncias”, de Daniela Pereira de Carvalho, vencedora do Prêmio Eletrobrás 2006 de Melhor Texto; “Play - sobre Sexo, Mentiras e Videotape”, texto de Rodrigo Nogueira e direção de Ivan Sugahara (indicado ao Prêmio Shell e APTR de melhor autor e eleito pelo O Globo como uma das dez melhores peças de 2009, foi apresentada em 33 cidades do país); “Obituário Ideal”, com texto e direção de Rodrigo Nogueira; e “Pop Corn”, com texto e direção de Jô Bilac.

Na TV, entre novelas, séries e outros programas na TV Globo, atuou em “Cara e Coroa”, “Salsa e Merengue”, “Hilda Furacão”, “Você Decide”, “A Muralha”, “Brava Gente”, “O Quinto dos Infernos”, “Chocolate com Pimenta”, “Senhora do Destino”, “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “Levando a Vida”, “Cobras & Lagartos”, “Casos e Acasos”, “Toma Lá Dá Cá”, “Caminho das Índias”, “Aquele Beijo”, e mais recentemente, a vilã boliviana Alejandra, de “Amor à Vida”.

Ficha técnica

Autor: Nicky Silver
Adaptação: Gustavo Klien
Tradução: Roberto Bürguel
Direção: Maria Maya  

Elenco / Personagem:
Isabel Cavalcanti / Nan
Leonardo Franco / Harry
Michel Blois / Isaac
Mabel Cezar / Dra. Elizabeth Hilton
Raquel Rocha / Delia

Direção de arte, cenários e figurinos: Ronald Teixeira
Direção de movimento: Vietia Zangrandi
Iluminação: Adriana Ortiz
Assistente de direção: Álvaro Chaer
Preparação vocal: Veronica Machado
Fotos: Daniel Chiacos

Classificação: 16 anos
Tempo de duração: 90 minutos

Serviço – “Adorável Garoto”
Datas: 07 e 08 de fevereiro
Horário: sábado, às 21h, e domingo, às 20h
Local: Galpão Gamboa - Teatro
Capacidade: 80 lugares
Endereço: Rua da Gamboa, 279 – Centro - RJ
Telefone: (21) 2516-5929