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quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Artigos: Avaliação numa abordagem multidimensional


Segundo Kenski, Oliveira e Clementino (2006) a avaliação diagnóstica, “está inserida no processo ensino-aprendizagem como elemento capaz de proporcionar o recolhimento de dados fundamentais para apoio do planejamento de um curso que admita flexibilidades, reconfigurações, encaixes e revisões”. 

Ainda, de acordo com Kenski, Oliveira e Clementino (2006) na avaliação formativa, “encontram-se reunidas todas as possibilidades de apoio ao estudante ao longo de sua trajetória, levando em conta seus interesses, aspirações, experiências e reais necessidades”. 

Diante das contribuições acima, podemos pensar em um processo de avaliação com caráter multidimensional, em que se apresente a partir de um planejamento, com um formato contextualizado, logo dando um significado ao contexto pedagógico. 

Todo processo avaliativo requer atenção aos limites identificados quer num diagnóstico prévio, logo tentando superar e ousar ao que se refere seus desafios e potencialidades almejadas. 

Percebemos a importância da totalidade em todo percurso avaliativo, pois a particularidade no sentido da dissociação dos momentos de aprendizagem e avaliação provoca uma instabilidade. 

Devemos ter uma visão holística da avaliação formativa (contínua e processual), pensando em uma avaliação dinâmica, ou seja, em movimento que permeie todo espaço educativo. 

Portanto, vale ressaltar a importância de uma auto-avaliação como estratégia permanente em todo processo avaliativo.