Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Economista do Ibre é eleito um dos mais influentes pela Forbes Brasil

Atestando o nome do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) como instituição que abriga grandes pensadores econômicos da atualidade, o pesquisador Samuel Pessôa, associado da área de Economia Aplicada do FGV/Ibre, acaba de sair na lista da revista Forbes Brasil entre os 100 brasileiros mais influentes do país, na categoria ‘Economistas’.
Outro nome da FGV presente na lista é o de Nelson Barbosa, pesquisador licenciado do Instituto, professor da Escola de Economia de São Paulo (FGV/Eesp) e atual ministro do Planejamento. Barbosa aparece na seção ‘Governo’.
Para Pessôa, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, está conseguindo convencer o país da necessidade de um ajuste, principalmente fiscal. Contudo, reconhece que o caminho para afastar as ameaças à solvência e, consequentemente, de perda de grau de investimento, ficou maior. “Estamos mais longe desse superávit primário que garante a estabilidade da dívida publica. Tivemos muitas más notícias nessa direção ultimamente”, enfatiza o economista em entrevista concedida à edição de fevereiro da revista Conjuntura Econômica.
Ainda assim, Pessôa mostra otimismo com o cenário para 2016, caso o governo tenha sucesso em engatilhar o ajuste econômico, de suma importância para a retomada do crescimento brasileiro. Segundo ele, no ano que vem, o impulsionador da economia brasileira terá que ser o investimento. “Se nossas estimativas se materializarem, teremos dois anos (2014/2015) com recuo de 7% no investimento. E ele terá que voltar. Agora, imagino que uma melhor organização da economia cresça em 2016, já em função desse ajuste, com a produtividade aumentando um pouco ano que vem. Isso já será um novo ciclo de investimento que puxará crescimento”, conclui Pessôa.
A revista estará hoje (23) nas bancas no estado de São Paulo e semana que vem no Rio de Janeiro. É possível, também, ter acesso a alguns dos nomes indicados na Forbes Brasil no site da revista.