Idealizado pela arquiteta Cássia Mota, o projeto vai apresentar uma porta por dia durante o mês de março, em comemoração aos 450 anos do Rio
No meio do século passado, o bairro de Copacabana teve sua verticalização acelerada e, para alavancar a venda de apartamentos, as imobiliárias deram um jeito de atrelar a ideia de luxo aos pequenos detalhes dos prédios: corredores, elevadores, lustres, fachadas e portas de entrada. No âmbito das comemorações pelos 450 anos do Rio, a arquiteta Cassia Mota, registrou imagens de portas icônicas do bairro e criou o projeto “Portas de Copa”, que durante o mês de março, vai apresentar uma imagem por dia, no site www.portasdecopa.com.
“Portas de Copa” é um projeto cultural que pretende valorizar a beleza que o art-déco e as décadas de 30, 40 e 50 deixaram de herança para as portarias de Copacabana. A ideia de Cassia é homenagear a cidade do Rio de Janeiro de uma maneira diferente, com imagens que não estão nos cartões postais. “Minha intenção é revelar uma beleza bem cotidiana, que vemos no nosso dia-a-dia e não damos a devida atenção”, conta a arquiteta que sempre cultivou certa paixão por portas e janelas. “Na minha opinião, as portas de Copacabana têm uma simbologia ainda maior. Elas são testemunhas de um tempo em que o Rio era capital federal, em que morar em edifícios tinha um certo glamour, um tempo em que prestávamos mais atenção aos pequenos detalhes", completa.
Para viabilizar a execução do projeto, Cássia recorreu à plataforma Benfeitoria, de crowdfunding (www.benfeitoria.com.br/ portasdecopa). Os recursos captados são, em grande parte, revertidos para a confecção das recompensas. São quadros, ilustrações e até um projeto de uma exposição das imagens. Com a ajuda do financiamento coletivo, essas portas foram documentadas, inventariadas, vetorizadas e durante o mês de março de 2015 (mês do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro), será publicada uma ilustração a cada dia. Embora já tenha captado 100% da meta, continua aceitando colaborações para aumentar ainda mais as possibilidades do “Portas de Copa”.
Portas de Copa: