Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Workshop - Prospectiva Estratégica - O futuro em ação 2015

undefined
REINVENÇÃO REFLEXÃO CONEXÃO AÇÃO
Conheça as mais inovadoras ferramentas e conceitos de planejamento e inovação através dos fundamentos e das técnicas da Prospectiva Estratégica!
Reinvente o seu planejamento e fortaleça o seu tônus inovador com a futurista Rosa Alegria!
A QUEM ESSE WORKSHOP SE DESTINA
CEO’s, profissionais que trabalham com desenvolvimento organizacional, planejamento, gerentes de produto, pesquisadores e analistas de mercado, profissionais de marketing, comunicadores, agentes sociais, técnicos de criatividade e inovação, entre outras atividades que requerem o “pensar além” serão exercitados em metodologias de vanguarda.
O que é Prospectiva Estratégica?
Vem do inglês “strategic foresight” – uma disciplina relativamente nova, que teve base científica nos EUA (na década de 60) e na Europa (França e Inglaterra) nos anos 70 e hoje representa a vanguarda do planejamento estratégico aplicado a empresas, organizações estatais e até indivíduos que hoje estejam planejando seu próprio futuro pessoal.
É uma prática que possibilita ampliar o olhar sobre a realidade em três direções:
Longitudinal (com maior profundidade através de processos analíticos)
Latitudinal (com maior amplitude de várias dimensões: econômica, tecnológica, ecológica, demográfica, cultural, social, tecnológica e política)
Temporal (com maior extensão do tempo – além do tradicional curto e médio prazo, se estende até o longo prazo).
Essa amplitude do olhar sobre a realidade em que se encontra a organização traz um repertório imenso de ideias e possibilidades para inovar e mudar na direção mais adequada; além de responder aos desafios atuais, o grande benefício de se aplicar a Prospectiva Estratégica é o de se capacitar a antecipar-se aos desafios e às próprias mudanças.
Trazendo aqui uma metáfora: no planejamento tradicional, olha-se muito pelo retrovisor, percorre-se o passado, o histórico da empresa, o comportamento das vendas, entre outras questões. No planejamento prospectivo, também se utiliza o farol de milha, aquele que possibilita enxergar de antemão os perigos da estrada (as adversidades do mercado) e também os caminhos ensolarados e floridos (as oportunidades de crescimento e inovação) que iremos encontrar adiante.
Incluídos na inscrição:
  • apostila impressa e em pen-drive com vídeos
  • exercícios e os conteúdos dos 2 dias
  • lanche da manhã e lanche da tarde