Representantes das Escolas de Direito de São Paulo e Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas participam, no dia 22 de maio, da conferência “The Rule of Law in Brazil: Three Decades of Progress and Challenges”, que será realizada em Washington, EUA. O evento é promovido pelo Brazil Institute of Wilson Center e tem como objetivo debater a evolução da Justiça no Brasil em 30 anos de democracia.
O diretor da FGV Direito SP, Oscar Vilhena Vieira, participará do primeiro painel no qual o tema será o Estado de Direito no Brasil, com as presenças de Luis Alberto Figueiredo, embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Peter Messitte, juiz do Distrito de Maryland (EUA) e professor da Washington College of Law, Luis Inácio Adams, advogado-geral da União, e Glaucia Frascino, do escritório Mattos Filho, no papel de mediadora. No segundo painel, cujo debate será sobre a reforma das instituições e do judiciário, estarão Joaquim Falcão, diretor da FGV Direito Rio, Nelson Jobim, ex-ministro da Justiça e da Defesa e ex-presidente do STF, e Linn Hammergren, consultora independente em Reforma da Justiça.
Para debater a democratização do acesso à Justiça no Brasil, o evento convidou Luciana Gross Cunha, professora da FGV Direito SP, Raquel Dodge, procuradora-geral adjunta da República dos Estados Unidos, e Maria Tereza Sadek, professora da USP. A moderação será de Matthew Taylor, professor da American University. Vilhena e Falcão também estarão no painel de encerramento, cujo tema será o Brasil e o ordenamento jurídico internacional. Também participam deste debate Claudio Grossman, diretor da Washington College of Law, American University, e Jim Goldgeier, diretor da School of International Service, American University.
A cerimônia de abertura será feita por Jane Harman, presidente do Wilson Center, Luiz Alberto Figueiredo, embaixador do Brasil nos Estados Unidos, e Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute. Esta será a primeira de uma série de quatro conferências planejadas para 2015 e 2016 que pretendem examinar a aplicação do direito em escala global. A conferência tem como apoiadores a FGV Direito SP e a FGV Direito Rio, a Escola de Direito da American University’s Washington, School of International Service in Washington, e o escritório Mattos Filho Advogados.