Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2015

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO 2015. PROGRAMA



PROGRAMA PRELIMINAR | PRELIMINARY PROGRAM

Tradução simultânea | Simultaneous translation

5 DE JULHO DE 2015

JULY 5TH, 2015

8:00h-9:00h – Inscrições e entrega de material
9:00h-9:20h – Boas vindas e apresentações dos participantes
8:00h-9:00h – Late registration, materials
9:00h-9:20h – Welcome and Introduction
9:20h-10:00h – Palestra de abertura – Gargalos fisiológicas do aprendizado escolar – porque a biologia atrapalha a psicologia na educação
Sidarta Ribeiro 
(Instituto do Cérebro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
9:20h-10:00h – Opening lecture – Physiological bottlenecks of school learning – why biology trumps psychology in educationSidarta Ribeiro (Brain Institute, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil)
Sessão 1: Desenvolvimento do cérebro, memória e aprendizado na infância
Coordenador: Cecilia Hedin-Pereira (Instituto de Biofísica, Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Session 1: Brain development, memory and early childhood learning
Chair: Cecilia Hedin-Pereira (Institute of Biophysics, Federal University of Rio de Janeiro, Brazil)
10:00h-10:20h – Aprendizado precoce e o desenvolvimento do cérebro da criança.
Patricia Kuhl (University of Washington, EUA)
10:00h-10:20h – Early learning and the child’s developing brain
Patricia Kuhl (University of Washington, USA)
10:20h-10:40h –Desenvolvimento cognitivo precoce em crianças prematuras e a-termo
Marcela Peña (Universidad Catolica de Chile)
10:20h-10:40h – Early cognitive development in fullterm and preterm infants
Marcela Peña (Universidad Catolica de Chile)
10:40h-11:00h – Plasticidade de longa distância do desenvolvimento até a maturidade.
Fernanda Tovar-Moll (Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino)
10:40h-11:00h – Long-distance brain plasticity along development through adulthood
Fernanda Tovar-Moll (Federal University of Rio de Janeiro and Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino)
11:00h-11:40h – Sobre novidade, expectativas e a natureza lábil da memória.
Martin Cammarota (Instituto do Cérebro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
11:00h-11:40h – On novelty, expectations and the labile nature of memory
Martin Cammarota (Brain Institute, Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil)
11:40h-12:00h – Discussão geral
12:00h-14:00h – INTERVALO PARA ALMOÇO
11:40h-12:00h – General Discussion
12:00h-14:00h – LUNCH BREAK
Sessão 2: Música como uma janela para o aprendizado
Coordenador: Patricia Kuhl (University of Washington, EUA)
Session 2: Music as a window into learning
Chair: Patricia Kuhl (University of Washington, USA)
14:00h-14:20h – Expertise musical - da neuroimagem à genética do comportamento.
Fredrik Ullén (Karolinska Institute, Suécia)
14:00h-14:20h – Musical expertise - from neuroimaging to behavior genetic.
Fredrik Ullén (Karolinska Institute, Sweden)
14:20h-14:40h – Sincronia musical e atenção em crianças na escola.
Andrea Chiba (University of California at San Diego, EUA)
14:20h-14:40h – Musical synchrony and attention in school children
Andrea Chiba (University of California at San Diego, USA)
14:40h-15:00h – INTERVALO PARA CAFÉ14:40h-15:00h – COFFEE BREAK
15:00h-15:20h – Espaçamento temporal: achados iniciais e desafios para implementação.
Hal Pashler (University of California at San Diego, EUA)
15:00h-15:20h – Temporal spacing: basic findings and challenges for translation
Hal Pashler (University of California at San Diego, USA)
15:20h-15:40h – O processamento da música e sua relação com a linguagem no cérebro da criança. Stefan Koelsch (Freie Universitat, Alemanha)15:20h-15:40h – Music processing and its relation to language in the child's brain.
Stefan Koelsch (Freie Universitat, Germany)
15:40h – 16:30h – Discussão geral
16:30h-18:00h – Sessão de pôsteres e coquetel
15:40h – 16:30h – General discussion
16:30h-18:00h – Poster session with cocktail


6 DE JULHO DE 2015

JULY 6TH, 2015

Sessão 3: Tecnologia para aprender
Coordenação: Antonio Roque (Universidade de São Paulo)
Session 3: Technology for learningChair: Antonio Roque (São Paulo University, Brazil)
9:00h-9:20h – Percepção por máquinas e tecnologias de robótica para a sala de aula.
Javier Movellan (University of California at San Diego, EUA)
9:00h-9:20h – Machine perception and robotics technologies for the classroom
Javier Movellan (University of California at San Diego, USA)
9:20h-9:40h – Implementando currículo de aprendizado móvel em escolas de modo sustentável e escalável: experiências de Singapura.
Chee Kit Looi (Nanyang Technological University, Singapura)
9:20h-9:40h – Implementing mobile learning curricula in schools in a sustainable and scalable way: experiences from Singapore
Chee Kit Looi (Nanyang Technological University, Singapore)
9:40h-10:00h – Vídeo games de ação como ferramentas exemplares de aprendizado.
Daphne Bavelier (Rochester University, EUA)
9:40h-10:00h – Action video games as exemplary learning tools
Daphne Bavelier (Rochester University, USA)
10:00h-10:20h – “Big data” na educação.
Ken Koedinger (University of Pittsburgh, EUA)
10:00h-10:20h – Big data in education
Ken Koedinger (University of Pittsburgh, USA)
10:20h-11:00h – Tablets na escola: melhorando habilidades matemáticas por jogos de estimativa.
Alejandro Maiche (Universidad de la Republica, Uruguay)
10:20h-11:00h – Tablets at school: improving math abilities by estimation games
Alejandro Maiche (Universidad de la Republica, Uruguay)
11:20h-12:00h – Discussão geral
12:00h-14:00h – INTERVALO PARA ALMOÇO
11:20h-12:00h – General Discussion
12:00h-14:00h – LUNCH BREAK
Sessão 4: Influências socioculturais no aprendizado
Chair: Marilia Guimarães (Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Session 4: Sociocultural influences on learning
Chair: Marilia Guimarães (Institute of Biomedical Sciences, Federal University of Rio de Janeiro, Brazil)
14:00h-14:20h – Determinantes biológicos e sócio-culturais do desenvolvimento neurocognitivo: aspectos centrais em pauta na ciência.
Sebastián Lipina (Applied Neurobiology, Argentina)
14:00h-14:20h – Biological and sociocultural determinants of neurocognitive development: central aspects of the current scientific agenda
Sebastián Lipina (Applied Neurobiology, Argentina)
14:20h-14:40h – Como raça e cultura são importantes para o aprendizado.
Nailah Nasir (University of California at Berkeley, EUA)
14:20h-14:40h – How race and culture matter for learning
Nailah Nasir (University of California at Berkeley, USA)
14:40h-15:00h – INTERVALO PARA CAFÉ14:40h-15:00h – COFFEE BREAK
15:00h-15:20h – Melhorando o aprendizado espacial para sucesso em disciplinas STEM (ciências, tecnologia, engenharias e matemática).
Nora Newcombe (Temple University, EUA)
15:00h-15:20h – Enhancing spatial learning for success in STEM disciplines
Nora Newcombe (Temple University, USA)
15:20h-15:40h – Como estereótipos culturais influenciam a identidade do estudante e o aprendizado de disciplinas STEM.
Andrew Meltzoff (University of Washington, EUA)
15:20h-15:40h – How cultural stereotypes influence student identity and STEM learning
Andrew Meltzoff (University of Washington, USA)
15:40h-16:00h – O cérebro nos valores: como valores sociais podem ajudar a promover a educação.
Jorge Moll (Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino)
15:40h-16:00h – The brain on values: how social values may help promote education
Jorge Moll (Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, Brazil)
16:00h-17:00h – Discussão geral16:00h-17:00h – General Discussion
17:00h-17:30h – Encerramento: Mmantsetsa Marope (UNESCO International Bureau of Education).