Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2015

GREENPEACE DISCUTE O USO DA ENERGIA SOLAR NO MM GERDAU

Exibindo Fachada - por Jomar Bragança.jpg


Dentro da atração ‘Matéria-prima’, palestra com o grupo de voluntários do Greenpeace em BH
 abordará a temática “O sol é para todos”. Quinta-feira, 4 de junho, às 19h30, com entrada franca

Para a programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... de junho, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, promove diversas ações em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. Para 2015, o tema escolhido foi “eficiência de recursos e consumo e produção sustentável no contexto da capacidade regenerativa do planeta”. Dentro da proposta, o Museu promove na quinta-feira, 4 de junho, nova edição do Matéria-prima, com palestra “O sol é para todos”. No dia 6, sábado, haverá oficina de fogão solar. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas emwww.mmgerdau.org.br.

No dia 4, quinta-feira, às 19h30, haverá a palestra “O sol é para todos”, com o grupo de voluntários do Greenpeace em Belo Horizonte, em parceria com o Banco dos Saberes. A palestra abordará dados históricos do uso da energia solar, os cenários mundial e brasileiro, infraestrutura e tecnologia envolvidas na instalação e no funcionamento, assim como projetos que mostram os benefícios econômicos e sociais provenientes do sol.

No sábado, dia 6, o grupo promoverá a oficina de fogão solar. A proposta é construir um fogão solar e discutir o sol como fonte de energia. Será também uma oportunidade para conhecer o panorama das matrizes energéticas existentes e refletir como as fontes de energia exploradas no planeta influenciam diretamente a qualidade do clima e meio ambiente. O Greenpeace é uma organização global e independente, que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes.

Matéria-prima
A atração Matéria-prima consiste em atividades de curta duração no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, com abordagens teóricas e práticas sobre diferentes temas. As inscrições, gratuitas e com vagas limitadas, são feitas pelo site www.mmgerdau.org.br.

A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.

SERVIÇO

Matéria-prima – O sol é para todos”, com o grupo de voluntários do Greenpeace em BH
  • Data: 4 e 6 de junho de 2015 (quinta-feira e sábado)
  • Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: Quinta às 19h30 e sábado às 15h
  • Faixa etária: a partir de 12 anos
  • Inscrições gratuitas em www.mmgerdau.org.br


MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisore foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca

Sobre a Gerdau
A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao relacionamento ético e socialmente responsável com todos os públicos com os quais se relaciona. Com mais de 114 anos de história e presente em 14 países, por meio de operações que atuam nas várias etapas da indústria do aço, a Empresa tem trabalhado em iniciativas voltadas à educação, mobilização voluntária e qualidade em gestão. Em Minas Gerais, que possui riquezas históricas e culturais, a Gerdau também apoia projetos voltados à preservação do patrimônio, como o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. A Companhia é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais nas Américas, na Europa e na Ásia.