A FGV Energia e o Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE) promovem, na próxima segunda-feira, dia 17 de agosto, o V Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira, na sede da FGV no Rio de Janeiro. O evento terá transmissão ao vivo no site do FGV/IBRE.
Entre os temas que serão abordados no seminário estão o planejamento da matriz energética brasileira para os próximos dez anos; os objetivos da política energética brasileira; a matriz energética desejada pelo Brasil e o impacto dessas decisões na segurança energética. Serão debatidos ainda os tradeoffs envolvidos nas escolhas de fontes para a expansão da capacidade de geração elétrica; o papel das novas fontes renováveis e dos biocombustíveis na matriz energética futura; como garantir para o consumidor energia de qualidade a preços competitivos; e o papel da demanda, da eficiência energética e da tecnologia.
O evento contará com a presença dos principais líderes do setor, entre os quais o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Luiz Eduardo Barata; o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp; o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim; além do presidente e do vice-presidente da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carlos Ivan Simonsen Leal e Sergio Quintella; e do diretor da FGV Energia, Carlos Quintella.
De acordo com Carlos Otavio Quintella, “esta é uma oportunidade para a articulação entre a academia e os demais agentes da sociedade no sentido de superar as dificuldades e construir saídas inovadoras em prol do desenvolvimento do país”.
“Precisamos debater os rumos do setor de energia no Brasil. Primeiro, porque energia confiável, barata e produzida de forma sustentável é um dos principais requisitos de competitividade de um país. Além disso, com o advento do Pré-Sal, abre-se uma oportunidade para se alavancar setores industriais associados à atividade extrativa de petróleo e gás”, afirmou Maurício Canêdo, pesquisador do IBRE.
“A edição deste ano pretende aprofundar as discussões sobre uma agenda positiva, abordando principalmente o planejamento e a segurança energética, bem como as perspectivas futuras para o setor, enfrentando as ameaças com o foco na busca das soluções e das oportunidades para o setor. O Brasil é um país com dimensões continentais e não pode desperdiçar nenhuma fonte de energia. E é com este compromisso e com o espírito elevado, voltado ao interesse da nossa nação, focado no interesse dos 200 milhões de brasileiros, que damos as nossas boas vindas”, concluiu Carlos Quintella.
A pauta do debate vai abranger, também, as perspectivas do Pré-Sal nos cenários global e nacional — como o nível de preços internacionais de petróleo, a capacidade de investimentos da Petrobras e o contexto regulatório brasileiro —, e o posicionamento do Brasil no contexto geopolítico mundial do setor petróleo.
O evento será realizado das 9h às 16h. Para conferir a programação completa e assistir à palestra em tempo real, acesse o site.