Páginas

sábado, 5 de setembro de 2015

Campanha Que Diferença Faz combate o preconceito e estimula o respeito às diferenças


Estimular o respeito às diferenças. Este é o mote da campanha #Que diferença faz, lançada no Museu Histórico Abílio Barreto nesta semana pelo Ministério Público de Minas Gerais, com parceria de primeira hora da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura. A iniciativa pretende disseminar o respeito às diferenças humanas, com maior ênfase para aquelas relacionadas à raça e etnia, gênero, orientação sexual, deficiências físicas ou psicológicas.

Construída em conjunto com movimentos sociais, organizações da sociedade civil, universidades e instituições parceiras, a iniciativa se baseia na premissa de que a construção de um projeto de sociedade sustentável exige o respeito recíproco entre aqueles que a compõem, a campanha vai colocar em debate, por meio de redes sociais e diversos outros tipos de ativação, a história de preconceitos vivida por diversos grupos.

Estão previstas, até 10 de dezembro, ações em redes sociais e mídia; ações de prevenção à discriminação em locais de entretenimento, incluindo eventos esportivos e culturais, bares e restaurantes, assim como ações de formação para profissionais que atuam nessas áreas, com envolvimento direto da Abrasel, Sesc, Senac, Fiemg, dentre outros. 

Há, ainda, parcerias previstas com setores relacionados à área de segurança pública e ao próprio sistema de justiça, com a finalidade de aprimorar o atendimento ao público.