Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Desfile cívico-militar marca comemoração pelo Dia da Independência

Desfile cívico-militar marca comemoração pelo Dia da Independência

Com a finalidade de homenagear a Pátria no dia de sua independência e desenvolver o sentimento de patriotismo entre os cidadãos, o tradicional desfile cívico-militar acontece nesta segunda, dia 7 de setembro, a partir das 9h30, na Avenida Presidente Vargas, com 4 mil participantes e duração estimada de duas horas. Aproximadamente 3 mil militares, 500 civis e 500 estudantes irão compor o desfile no Centro do Rio. O evento contará com representações da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, da Polícia Rodoviária Federal, da Guarda Municipal, de ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Escolas Militares, escolas municipais, grupamentos de associações e entidades civis como a União dos Escoteiros do Brasil, Clube dos Desbravadores, Academia de Patrulha Civil de Resgate, Lions Clube, Maçonaria, Cruz Vermelha e Legião da Boa Vontade. Carros de combate, viaturas militares, motocicletas e tropas a cavalo também participarão do desfile.
Este ano haverá, ainda, uma representação de atletas paralímpicos abrilhantando a cerimônia.

Condução do Fogo Simbólico da Pátria 

O Fogo Simbólico da Pátria traduz o sentimento cívico dos brasileiros, e com o seu calor, brilho e esplendor, aquece os mais nobres sentimentos de amor ao Brasil. Coordenada pela Liga da Defesa Nacional, a corrida do fogo simbólico consiste em uma maratona cívica de revezamento.
Ele será conduzido por um grupamento de atletas de alto rendimento das Forças Armadas, premiados em competições nacionais e internacionais.
Após o acendimento da pira, haverá o canto do Hino da Independência pelo Coral do Forte de Copacabana, acompanhado de salvas de tiro de canhão “obus 105mm”.
Acompanhe a programação:

7h30: Revista da tropa pelo Comandante do desfile, General de Divisão Ramos, Comandante da 1ª Divisão de Exército;

9h: Recepção à mais alta autoridade (a confirmar no dia), seguida pelo acendimento do Fogo Simbólico;

9h30: Início do desfile;

11h30: Término previsto da atividade.

           

Informações/Exército Brasileiro:

Assessoria de Imprensa do Comando Militar do Leste: (21) 2519-5208 ou 99253-1109.