Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Mostra de Conservação apresenta iniciativas ambientais de todo o país

Paranaenses e visitantes que queiram conhecer um pouco mais sobre o trabalho que tem sido realizado no país por organizações, na área ambiental, podem comparecer à V Mostra de Conservação da Natureza. O evento, que é gratuito, é promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e acontece de 22 a 24 de setembro, no ExpoUnimed, em Curitiba (PR). O objetivo da Mostra é aproximar a natureza do dia a dia das pessoas.
Além do trabalho das organizações participantes (WWF Brasil, IAP, SPVS, UFPR, Ministério do Meio Ambiente [veja mais abaixo]), serão expostos em painéis informativos 167 trabalhos técnicos de estudiosos de todo o país. As pesquisas estão dividas em eixos temáticos como ‘Estratégias de Mobilização da Sociedade’; ‘Políticas Públicas’ e ‘Serviços Ambientais providos pela natureza’, como fornecimento de água, purificação do ar e regulação do clima.
Compartilhamento de experiências
As instituições participantes irão apresentar algumas de suas ações mais relevantes. A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), ONG paranaense, apresentará as ações desenvolvidas em suas reservas naturais mantidas no Paraná. A SPVS também apresentará seu trabalho de manutenção de áreas naturais em ambientes urbanos, com o Condomínio da Biodiversidade (ConBio) e com o Programa Empreendedores da Conservação (E-CONS), que apoia o trabalho de pessoas atuantes em prol da conservação da biodiversidade em todo o Brasil.
Espaço para apresentações e lançamentos
O evento contará ainda com uma miniarena que será utilizada para discussões, apresentações e lançamentos diversos. A brasileira Maria Tereza Jorge Pádua, ambientalista que ao longo de sua trajetória criou, influenciou a aprovação e implementou dezenas de parques nacionais e outras unidades de conservação de proteção integral no Brasil, lançará seu livro ‘Conservando a Natureza no Brasil’ na mini arena. Na publicação, a autora conta histórias, curiosidades e conquistas de sua trajetória profissional entre os anos de 1970 e 1980, período no qual uma geração de conservacionistas protagonizaram avanços importantes no Brasil.
Já o WWF-Brasil irá lançar três publicações inéditas: Efetividade na Gestão de Mosaicos de UCs; Sinalização de Trilhas – Um Manual Prático; e Biodiversidade em Unidades de Conservação. A ONG promoverá também dois eventos paralelos para discutir temas de interesse para a gestão das áreas protegidas. Também participarão da Mostra, O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a ONG Conservação Internacional (CI) e a Associação O ECO.
Sensibilização para todos os públicos
Outra atração da Mostra é a Conexão Estação Natureza, exposição interativa e sensorial que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a causa da conservação. Sua principal atração é um cinema sensorial 4D, no qual é projetado um breve filme em que o tempo narra as transformações sofridas pela natureza no planeta. Além da audição e da visão, os visitantes são surpreendidos por estímulos sensoriais adicionais, como diferentes aromas, temperaturas e simulação de vento e chuva.
Apostando em tecnologia, a exposição também disponibiliza jogos que utilizam a plataforma ‘kinect’ para ensinar sobre serviços ambientais; e ‘motion by hands’ para abordar as mudanças climáticas. Completam as atrações uma enciclopédia virtual sobre as diversas regiões naturais brasileiras e bicicletas cujas pedaladas estão estimulando uma ‘competição positiva’ entre capitais e que ensinam sobre a emissão de gases de efeito estufa.
A Mostra de Conservação da Natureza faz parte da oitava edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (VIII CBUC). Mais informações podem ser obtidas pelo sitewww.fundacaogrupoboticario.org.br/cbuc
Serviço
V Mostra de Conservação da Natureza
Data: ExpoUnimed
Endereço: Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 3500 – Campo Comprido, Curitiba
Data: de 22 a 24 de setembro
Horário: Das 09h30 às 18h30
Evento gratuito.