O próximo encontro do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), debaterá as Experiências inovadoras em inquéritos de saúde: Rio das Pedras e Manguinhos. Os inquéritos de saúde permitem conhecer o perfil de saúde e a distribuição dos fatores de risco em uma população, com atualização periódica e comparações sequenciadas no tempo e entre áreas geográficas. Além disso, a realização do primeiro inquérito de saúde pode constituir uma linha de base para avaliações futuras. Marcado para o dia 7 de outubro, a partir das 13h30, no salão internacional da Escola, o Centro de Estudos contará com as exposições de Marília Sá Carvalho, pesquisadora do Programa de Computação Científica (PROCC/Fiocruz) e umas das editoras da Revista Cadernos de Saúde Pública, da chefe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Emilia Maria de Andrade Correia, e da professora da Columbia University Gina Lovasi. A atividade é aberta ao público, não necessita de inscrição prévia e será coordenada por Marília Sá Carvalho.
Uma dimensão importante dos inquéritos de saúde se refere à possibilidade de correlacionar os agravos e problemas de saúde com as condições socioambientais e mesmo com a percepção do estado de saúde pelos indivíduos, permitindo a descrição e quantificação das iniquidades em saúde, tanto relacionadas à ocorrência de doenças quanto à exposição a riscos. Problemas de saúde menos graves ou pouco sintomáticos, bem como a identificação de grupos com dificuldade de acesso aos serviços de saúde podem ser também identificados por meio de inquéritos de saúde. Além disto, os inquéritos de saúde podem se constituir em instrumentos de avaliação das políticas públicas implantadas, e o grau de sucesso alcançado por elas, bem como podem identificar grupos sociais e geográficos excluídos ou pouco atingidos.
*Com informação do artigo Inquéritos Nacionais de Saúde: experiência acumulada e proposta para o inquérito de saúde brasileiro, publicado na Revista Brasileira e Epidemiologia.