Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2015

PROJETO “BH CIDADE JARDIM” TEM SUA EXIBIÇÃO PRORROGADA



O Projeto “BH Cidade Jardim” terá sua exibição na Fachada Digital prorrogada e poderá ser visto até o dia 18 de outubro. Em cartaz no museu desde 21 de setembro deste ano, o projeto traz imagens de florações em pleno diálogo com a arquitetura da cidade. Desenvolvido por Júlio Toledo, o trabalho mostra a beleza do natural e arquitetônica da cidade, notadamente os aclamados Ipês, e convida os passantes da Praça da Liberdade a parar para observar as paisagens que muitas vezes são negligenciadas na correria cotidiana. O projeto “BH Cidade Jardim” existe desde 2005 e na Fachada Digital se desdobrará em duas ações: uma exposição fotográfica e a exibição de vídeo instalação.

Confira as novas datas: 

Exposição fotográfica BH Cidade Jardim, de Júlio Toledo
13 a 18 de outubro, das 18h às 22h
Atividade Gratuita

Trabalho do fotógrafo Júlio Toledo que registra a floração de Ipês junto à arquitetura da cidade de Belo Horizonte. Estas paisagens se fundem nas chamadas paisagens culturais e têm como objetivo estimular a contemplação de lugares despercebidos devido à falta de tempo, comuns na modernidade.

Vídeo instalação Sinfonia para uma Cidade Jardim, de Júlio Toledo, Cláudio Santos Rodrigues (Voltz), Leonardo Rocha Dutra e Roberto Bellini
17 e 18 de outubro, às 19h30
Atividade Gratuita

Sinfonia para uma Cidade Jardim é resultado de uma parceria entre o fotógrafo Júlio Toledo e a Voltz Design. A vídeo instalação exibe fotografias que retratam diversas florações em Belo Horizonte, sobretudo Ipês, em harmonia com o patrimônio histórico e diferentes tipos de arquitetura. Ruas, praças, avenidas, prédios, a Serra do Curral e outros elementos emblemáticos da paisagem de Belo Horizonte são os cenários registrados nos vídeos e, em cada frame registrado, o fotógrafo busca aguçar a percepção das pessoas para “lugares especiais” criados pelo encontro da arquitetura e do paisagismo notável. A obra foi exposta pela primeira vez em 2014, em quatro grandes telas dispostas numa sala escura. Na 9ª Primavera dos Museus, ela será adaptada especialmente para a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento, potencializando e ressignificando seus conteúdos.


Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.
  
Informações:
Projeto BH Cidade Jardim
Período: até 18 de outubro de 2015
Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700