Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2015

9º WBS


O Centro China Brasil de Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras para Energia promoverá, de 3 a 6 de novembro de 2015, o 9º Simpósio Internacional de Bioenergia – 9th WBS (World Bioenergy Symposium). O evento, que reunirá especialistas em biocombustíveis e bioenergia do Brasil, da China e de outros países, será realizado na sede da Embrapa Agroenergia, em Brasília.
Um dos principais eventos técnico-científicos internacionais voltados para as áreas de bioenergia e biocombustíveis, o WBS vai abordar diferentes aspectos relacionados à tecnologia de produção, matérias-primas, ciclo de vida e qualidade de biocombustíveis, além de logística e questões operacionais. O objetivo do encontro é dar visibilidade às atividades de pesquisa e desenvolvimento em andamento no Brasil e na China nessa área.
Já estão confirmadas as participações de palestrantes como os professores Suzana Kahn Ribeiro, da Coppe/UFRJ e do Fundo Verde/UFRJ; Isaac Volschan, da UFRJ; Elba Bom, do Instituto de Química da UFRJ; Javier Carvajal Barriga, da Pontifícia Universidade Católica do Equador; Liu Dehua, da Universidade de Tsinghua e do Centro China Brasil; Zhou Zhuye, vice-presidente da Federação das Indústrias Químicas e de Petróleo da China e Hao Jian, do Instituto de Pesquisas Avançadas de Xangai e da Academia Chinesa de Ciências, entre outros.
Além das palestras dos especialistas, durante o simpósio serão apresentados papers sobre temas como: tecnologia de produção de etanol combustível de primeira e segunda gerações; tecnologia de produção de biodiesel; matérias-primas para etanol combustível e biodiesel; biocombustível para aviação; bioenergia; biocombustíveis e mudanças climáticas; biorrefinarias e bioconversão e avaliação do ciclo de vida dos biocombustíveis, entre outros.
Os interessados em participar ainda podem se inscrever até 3 de novembro, data da abertura do evento. As inscrições devem ser feitas por intermédio da página do simpósio.
A programação completa do encontro bem como outras informações podem ser consultadas na página:www.wbsrio.com.
Esta é a primeira vez que o simpósio será realizado no Brasil. Todas as edições anteriores aconteceram na China. A realização desta nona edição está inserida na programação dos 50 anos de atividade da Coppe/UFRJ.
O Centro China-Brasil de Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras para Energia é resultado de uma parceria entre a Coppe/UFRJ e a Universidade de Tsinghua, iniciada em 2009, com objetivo de estimular projetos bilaterais nessa área de pesquisa. Fundada em 1911, a Universidade de Tsinghua é considerada uma das principais universidades da China, com liderança em diferentes áreas, entre elas a engenharia e as ciências básicas.