O movimento cultural DIÁRIO DA POESIA teve sua origem em meados de 2009, mais precisamente no mês de abril, já sob a batuta o poeta e professor Renato Cardoso, que criou e organiza até a presente data o evento. Na época o público mostrou-se tímido com poucas pessoas na plateia e com um número limitado de apresentações que eram basicamente POESIAS e MÚSICAS.
Contudo, já mostrava indícios que cresceria e assumiria seu lugar no cenário da arte cultura de São Gonçalo. O evento cresceu mês a mês até passar de um público tímido para uma noite em que este lotou o evento. Um recesso de poucos anos se fez necessário, devido à falta de estrutura e incentivo a cultural no âmbito municipal, e o DIÁRIO DA POESIA se afastou para retornar com força total em setembro de 2014.
Desde setembro de 2014, o DIÁRIO DA POESIA acontece no Restaurante Sintonia Fina e vem abrilhantando o cenário artístico gonçalense. Evento após evento o DIÁRIO DA POESIA traz ao palco atualmente um série de manifestações culturais, são elas: Poesia, Música, Dança, Teatro, Quadrinhos, Exposição de obras de artes dos mais diferentes gêneros e estilos, assim, o DIÁRIO DA POESIA abre oportunidades para os mais diferentes segmentos de cultura bem como aos intelectuais que fazem de cada noite, um show à parte.
Ocorrem entre 20 a 30 apresentações a cada vez que o evento se faz, levando arte e cultura aos sedentos de saber e de forma totalmente gratuita. Sempre foi ideologia do DIÁRIO DA POESIA homenagear nomes que enalteceram a arte e cultura da nação, nomes como Castro Alves, Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade e tantos outros poetas foram homenageados, o que se deu igualmente na música com Cazuza, Renato Russo, Raul Seixas, Cássia Eller, Chico Buarque e outros, porém, desde Dezembro de 2014, o DIÁRIO DA POESIA passou a homenagear os gonçalenses que fizeram da arte sua bandeira, entre eles: Oton São Paio (Professor, escritor e poeta). Décio Machado (Escritor e poeta), José Jerônimo Sobrinho (Jornalista), Projeto de Incentivo à leitura Recicla Leitores, Levi Alucinação (Presidente da União Brasileira dos Trovadores -SG), Mario Dias (Jornalista e escritor) e Altivo Aleixo (Professor).
A partir de meados de 2015 o grupo DIÁRIO DA POESIA realiza a doação de livros, como estimulo a leitura, a educação e a cultura, fato que abriu um leque de diversos outros projetos, entre eles: o Jornal DIÁRIO DA POESIA, que tem duas vertentes, o jornal on-line e a partir de fevereiro de 2016, o jornal impresso, bimestral e de distribuição gratuita, que fala somente de arte e cultura; a revista eletrônica de mesmo nome, que foi concebida para comemorar o aniversário de um ano de retorno do projeto. Um canal virtual no YOUTUBE, página no Facebook, ainda contando com um Site e Twitter; além do projeto do e-book: “Roda dos Poetas Gonçalenses” que terá em suas linhas os principais nomes do evento e da cultura do município, e que em breve virará uma antologia impressa.
No futuro o grupo terá o e-book das artes plásticas Gonçalenses. O DIÁRIO DA POESIA é o único movimento cultural que se articula nas principais redes sociais e movimenta por mês aproximadamente cerca de 60 artistas, dentre todos os meios acima citados.